Um recurso facilitador na relação ensino-aprendizagem de alunos de fisioterapia e de pessoas que se propõem a compreender a obesidade diante de uma dimensão holística.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Repercussões do efeito sanfona na qualidade da pele.
Faça comentários sobre a temática, citando referências de autores e interagindo com os colegas. Lembre-se que a Fisioterapia Dermatofuncional está inserida nesse contexto.
Acredito que as repercussões advindas do efeito sanfona podem estar associadas ao aparecimento do aspecto celulítico que constitui de gordura, flacidez e lipedema, da celulite (fibro edema geloide) e das estrias. A fisioterapia dermatofuncional vai atuar com objetivo de minimizar as complicações geradas por esse efeito, podendo utilizar como protocolo de tratamento ultracavitação, terapia combinada, radiofrequência, que em conjunto vão "quebrar" a gordura localizada e o uso da eletroestimulação para trabalhar na flacidez muscular. Segundo Guirro (2002), a aplicação de corrente galvânica pode ser utilizado no tratamento das estrias, pois desencadeia reparação tecidual, por meio de uma inflamação aguda localizada, que restabelece de forma satisfatória a integridade dos tecidos.
UNICHRISTUS Um dos efeitos que mais aterrorizam as mulheres de acordo com o endocrinologista Daniel Lerário, são as estrias devido ao efeito sanfona, ou seja, emagrecer e engordar com frequência. Com essa oscilação de peso, as fibras de colágeno na derme, camada mais profunda da pele, se rompem e acabam ficando evidentes. Para evitar esse incômodo, o médico sugeriu subir à balança duas vezes por semana, diminuir a ingestão de gorduras e frituras, fazer atividade física e moderar a comilança em viagens e férias.Ao lado de Lerário, a Fisoterapeuta dermatofuncional Márcia Fernandes falou sobre tratamentos estéticos contra estrias, como carboxiterapia e microdermoabrasão. Com os tratamentos, as fibras de colágeno são estimuladas e voltam a ser produzidas. Porém, as fibras elásticas não se refazem. Por esse motivo, as estrias jamais desaparecem por completo. - See more at: http://www.netcina.com.br/2012/07/efeito-sanfona-e-o-grande-vilao-para-o.html#sthash.NG5Afh3k.dpuf
Na figura exposta fica claro que o efeito sanfona gera ainda mais gordura,a pessoa emagrece depois volta a engordar muitas vezes ainda mais do que era anteriormente,fica evidente na gravura essa explicação.O que é o efeito sanfona também chamado de fenômeno do ioiô, o efeito sanfona é aquilo que em medicina se diz “ciclismo de peso”. Trata-se da perda de peso com dieta (associada ou não à atividade física e a medicamentos) seguida de recuperação do peso perdido. É um fenômeno muito comum nas sociedades urbanas modernas. Mas por que ocorre o efeito sanfona?As nossas células de gordura são formadas ainda na infância e quando se come muito e de forma desequilibrada, estas células incham, se dividem e aumentam. Essas células não são perdidas quando engordamos, elas permanecem no nosso corpo.O cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e "queima" menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento. É uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar. É assim que ocorre o efeito sanfona.Como o cérebro tende a manter o maior peso adquirido é preciso manter o mesmo peso por um tempo relevante para que o organismo se adapte a esse novo peso. efeito sanfona também causa sérios riscos à saúde. Como o enfraquecimento do sistema imunológico, doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias. Para sair do efeito sanfona é importante deixar as dietas de lado e manter uma alimentação equilibrada para o resto da vida. As vantagens são inúmeras, desde que você mantenha a nutrição adequada das células, para que exerçam suas funções corretamente.Marcio C. Mancini. "HowStuffWorks - Como funciona o efeito sanfona". Publicado em 16 de outubro de 2007 (atualizado em 22 de outubro de 2007) http://saude.hsw.uol.com.br/efeito-sanfona1.htm (11 de outubro de 2013)
O paciente precisa conhecer muito bem qual é o procedimento cirúrgico e quais os riscos e benefícios que advirão da cirurgia. Ninguém deve fazê-la com falsas expectativas, imaginando que ela irá resolver todos os problemas de sua vida e transformá-lo numa nova pessoa, nem desconhecer as limitações que terá de enfrentar depois de ter sido operado. Além disso, é preciso lidar com a expectativa, abrindo, de imediato, as portas para um mundo novo e sem conflitos. Na verdade, trata-se de um longo recomeço, um longo processo de readaptação pessoal e afetiva. É fundamental descobrir novas fontes de prazer. A confraria de glutões que o ex-obeso frequentava todas as semanas provavelmente perderá a graça. Talvez seja preciso programar uma longa lista de cirurgias plásticas para eliminar o excesso de pele que resultou do emagrecimento. Mudam coisas absolutamente básicas. É um longo período de adaptação a um novo esquema corporal. A Fisioterapia Dermato Funcional atua no intuito de aliviar a dor e o edema do pós operatório imediato. No pós operatório tardio age nas sequelas que a obesidade traz ao corpo humano como estrias, flacidez e fibro edema gelóide.
O efeito sanfona é conhecido pelo processo onde o individuo perde peso e com o tempo volta adquiri-lo ou as vezes até mais do que quando se propôs a dieta. Ele é tido como algo prejudicial a saúde em vários aspectos, principalmente na questão da dermatofuncional pois as mudanças sofridas na pele são muitas; entre elas podemos citar as estrias, flacidez, perda da elasticidade, celulites, acanthosis nigricans (caracterizada por espessamento, hiperpigmentação e acentuação das linhas da pele, gerando aspecto grosseiro e aveludado no local afetado), acrocórdons (são pápulas filiformes, pedunculadas, cor da pele ou castanho escuras, localizadas principalmente na região cervical e axilas), Úlceras (por pressão, artérias e neuropáticas), Impetigo (infecção em superfície cutânea causada pela penetração de bactérias na pele aberta por feridas e coceiras)... Essas mudanças afetam o individuo de várias maneiras em sua maioria na questão psicológica por causar baixa estima, isolamento social, vergonha, depressão entre outros. Por isso a importância de se tratar o tratamento não pensando só nas alterações dermatológicas mais sim no individuo como todo, funcionando também como uma especie de terapeuta.
Já é claro os danos que o efeito sanfona pode trazer à pele como aumento da celulite, flacidez e estrias sendo que alguns casos podem ser irreversíveis. A fisioterapia dermatofuncional pode ajudar minimizando o efeito dessa perda e ganho de peso constante com o auxílio de aparelhos cada vez mais modernos. Mas o mais importante seria detectar o motivo desse indivíduo de tantas perdas e ganhos de peso constante, seria necessário um tratamento multidisciplinar com o acompanhamento de médicos, psicólogos, nutricionista, associando também a atividade física para que ao chegar no seu peso ideal o indivíduo conseguisse permanecer neste peso
Dentre tantos prejuízos causados pelo "efeito sanfona" ( perda e ganho repetidos de peso) podemos citar, como disse minha colega acima: a FLACIDEZ, CELULITE, ESTRIAS, isso dentro da área estética, porém tantos outros danos são caudados, principalmente a saúde desse individuo. O organismo nunca encontra seu equilíbrio, o metabolismo esta sempre conturbado, fatores emocionais também estão envolvidos, tais como ansiedade, depressão, estresse. Por isso o ideal é manter-se sempre com uma alimentação balanceada, atividade física diária e correr dessas dietas da moda que prometem te secar em 7 dias. A fisioterapia dermato funcional pode ajudar a minimizar os efeitos dessa variação de peso, tratando a flacidez, melhorando a circulação, muitas vezes comprometidas, tratando as celulites, os recursos são diversos.
Concordo com o pensamento da colega Flávia Pizzolio, quando uma pessoa resolve fazer a Gastroplastia deve ter consciência que seus modos alimentares após a cirurgia vão ser outros, devendo ser acompanhada por uma equipe interdisciplinar, é muito importante esse acompanhamento para evitar que um dos diversos medos da paciente ocorra que é o efeito sanfona, para isto não ocorrer é necessário uma reeducação alimentar e pratica de atividades físicas, se estas orientações não fizerem parte da rotina da pessoa, o que vai acontecer é o efeito sanfona que seria interpretado como emagrecer e engordar ciclicamente e isto além de causar o surgimento de estrias, flacidez, celulite, pode causar também sérios riscos à saúde, como enfraquecimento do sistema imunológico, doenças coronarianas, hipertensão e colesterol elevado. Portanto, a Fisioterapia Dermatofuncional tem uma grande importância nesse tipo de cirurgia porque ela atua nas alterações estéticas e/ou funcionais, então além de melhorar o aspecto da casca de laranja na celulite, estimular os fibroblastos a produzirem o colágeno e a elastina na flacidez e nas estrias com auxilio dos aparelhos como carboxiterapia, radiofrequência, endermologia, corrente galvânica, entre outros e com a manualidade tem a drenagem linfática (Borges, 2010), a dermatofuncional tem o papel também de saber orientar o seu paciente quanto uma alimentação equilibrada e hidratação, procurar saber como estar se alimentando e dar bastante apoio, principalmente nesses casos de efeito sanfona. (Unichristus)
O efeito sanfona é considerado como mostra a charge acima, é o ato de a pessoa emagrecer e pouco tempo depois ganhar o peso que havia perdido e/ou muitas vezes ganhar mais peso que o tinha antes. Concordo com a Camila Rodrigues, quando fala dos danos causados com essa perca e ganho de peso repetidas vezes podem ocorrer a Flacidez, Estrias, Fibro Edema Gelóide( conhecida como celulites), E como a Elayne citou, temos alguns recursos que podem ser usados para minimar essas complicações. E como recursos para melhoria da flacidez temos a corrente Russa, radiofrquencia, dentre outros. Para tratamento para celulite, temos diversos tratamentos como manthus, celuttec. E para a estrias, podem ser utilizados a corrente galvânica,dentre outros tratamentos.
A figura acima retrata o efeito sanfona nas pessoas que emagrecem e engordam em um curto período de tempo, ou seja, não dá tempo o organismo e a pele se adequar aquele peso, gerando flacidez, celulite, estrias e outros... A Fisioterapia dermato funcional dispões de recursos que tratam esses inconvenientes estéticos, como radiofrequência e carboxterapia, ultra som, eletroestimulação, crioterapia entre outros. No entanto como comentou nossa colega Luciana Bezerra é necessário que o paciente mantenha uma alimentação equilibrada sem dietas extravagantes em curtos períodos para que os resultados sejam satisfatórios.
O efeito sanfona geralmente acontece por pessoas que fazem essas dietas radicais, dietas da moda onde no lugar de você ter uma reeducação alimentar dentro de um longo período de tempo, prefere-se cortar radicalmente alguns alimentos e consequentemente acaba não adaptando aquela dieta e volta a comer o dobro do que se comia antes e assim perde cinco quilos aqui, e engorda oito logo em seguida. Isso acarreta vários malefícios para pele como flacidez, estrias, fibro edema geloides, além de uma baixa resistência muscular, a fisioterapia dermato funcional tem vários recursos para combater esse efeitos indesejados. O melhor mesmo e manter um peso ideal através de uma reeducação alimentar adequada. Joyce Frota (UniCrhistus).
O efeito sanfona acontece quando alguém perde e ganha bastante peso em intervalos de tempo relativamente curtos. Quando ocorre, pode causar estrias e deixar a pele flácida, pois engordar e emagrecer muito rápido provoca estresse na pele, que se estica e relaxa rapidamente, sem tempo para adaptação. Uma das principais causas é a alimentação inadequada, principalmente quando se segue dietas muito restritivas. Elas levam a um resultado rápido. Mas, na maioria das vezes, a pessoa não consegue manter esse regime rigoroso por muito tempo tendo como conseqüência a volta a engordar. Fatores psicológicos, maus hábitos alimentares e sedentarismo também podem contribuir para o efeito ioiô. A fisioterapia dermato-funcional vai atuar no tratamento das seqüelas deixadas pelo o efeito sanfona, tais como as estrias e flacidez, utilizando de diversos recursos, uma das mais utilizadas é a eletroterapia associada à cosmetologia com objetivo principal melhorar a auto-estima e conseqüentemente na qualidade de vida dessas pessoas. A Fisioterapeuta deve orientar sobre alimentação adequada e a importância da atividade física.
Moro AKE, Aldenucci BG .A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRÚRGIA BARIÁTRICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Cinergis – Vol 11, n. 1, p. 28-36 Jan/Jun, 2010
No efeito sanfona o revestimento cutâneo é submetido a distensões e retrações seriadas, o que pode comprometer a composição protéica responsável pela resistência e elasticidade da pele, especialmente o colágeno e a elastina. Esse comprometimento pode gerar celulite, flacidez, estrias. A fisioterapia dermato-funcional atua auxiliando no tratamento dessas sequelas, alem de influenciar positivamente no psicológico e na qualidade de vida do individuo.
Efeito sanfona é o ato de engordar e emagrecer repetidas vezes. Esse efeito normalmente acontece após dietas muito restritivas, pois a pessoa não aguenta manter por muito tempo essa alimentação e volta a comer em excesso, voltando de novo ao peso indesejado. Concordando e acrescentando o que foi dito pelas colegas, alguns estudos relacionam o efeito sanfona com riscos para saúde, como um sistema imunológico mais prejudicado e risco para doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias. Para evitar tais doenças é fundamental ter bons hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente. Assim, ocorre a manutenção do peso desejado, que se estende por toda a vida. Como consequência, o efeito sanfona leva a vários distúrbios estéticos como estrias, acnes, Fibro Edema Gelóides, dentre outros, onde a Fisioterapia Dermato-funcional tem uma ampla gama de recursos para melhoras a auto-estima do indivíduo, lembrando, como foi dito acima, sempre com a cooperação do paciente. Fonte: http://www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/MoniqueBatista/tcc.pdf Érika Tabosa (UNICHRISTUS)
A figura mostra a perda e ganho de peso em curto período de tempo, ocasionando o efeito sanfona. Ele leva a diversos distúrbios estéticos, como, flacidez, celulite, estrias, acnes. Na fisioterapia dermato-funcional dispomos de uma gama de tratamentos para as causas do efeito sanfona. Como por exemplo, limpeza de pele, ultra-som, drenagem linfática, heccus, massagens modeladoras e outro. E como disse algumas colegas anteriormente, tudo isso associado a uma alimentação saudável e regrada. (UNICHRISTUS)
Uma condição constante nessa nova imagem corporal é a flacidez cutânea associada à ptose das diversas regiões anatômicas, como mamas, braços, coxas, glúteos e tronco. No pós-operatório o momento da intervenção fisioterapêutica varia de acordo com a cirúrgia e como o procedimento realizado. O tratamento para redução de edema feito com drenagem linfática é indicado para todas as técnicas cirúrgicas e permite abordagem mais precoce. A utilização de Endermologie® é indicada, pois desagrega as fibroses promovendo com isso um tecido mais uniforme. O paciente submetido a esse tipo de cirurgia apresenta-se deprimido psicológicamente, e com grandes seqüelas físicas. No ponto de vista psicológico e físico a amenização desta seqüela é positiva em relação à qualidade de vida do indivíduo. Luiza Porfirio (UNICHRISTUS)
De acordo com o endocrinologista Daniel Larário,o grande vilão das estrias é o efeito sanfona.Com essa oscilação de peso,as fibras de colágeno na derme,camada mais profunda da pele,se rompem e acabam ficando evidente as estrias. Dulce Gurgel(UNICHRISTUS)
O efeito sanfona (engordar e emagrecer repetidas vezes) faz com que a pele perca sua elasticidade apresentando flacidez tanto cutânea quanto muscular. Na fisioterapia dermato funcional dispomos de várias formas de tratamento para a redução dessa flacidez, a corrente russa é uma delas, que tanto diminui a flacidez como trabalha para aumento do tônus muscular. (MENDONÇA, R.S.C., RODRIGUES, G.B.O,; As Principais Alterações Dermatológicas Em Pacientes Obesos. ABCD Arq Bras Cir Dig 2011; 24(1): 68-73) Outra forma de tratamento é a utilização da radio frequência, atuando na melhora da flacidez e age estimulando a formação de novas células de colágeno, fundamentais para a sustentação da pele. (BORGES, F.S,; Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas. 2ª edição – Revisada e ampliada-phorte editora – São Paulo 2010)
O efeito sanfona nada mais é do que a prática de emagrecer e engordar de forma rápida devidos dietas rigorosas e fora de controle, podendo ocasionar efeitos terríveis para a pele como o aparecimentos de estrias,flacidez, edemas, celulite, entre outros. Os mais frequentes são: a flacidez refere-se à diminuição do tônus muscular, estando o músculo pouco consistente. Os músculos ficam flácidos, principalmente por causa da falta de exercícios físicos. Se eles não são solicitados, as fibras musculares ficam hipoatrofiadas e flácidas. A flacidez ou efeito sanfona da pele é devida ao comportamento viscoelástico que, quando seu limite elástico é ultrapassado por algum motivo - exemplo em magros que se tornam obesos em curto período de tempo e depois emagrecem novamente -, ao cessar o estímulo, ela não volta ao seu tamanho original (MENDONÇA, RODRIGUES, 2011). E as estrias, que aparecem diante da ruptura das fibras de colágeno e elastina quando há uma distensão exagerada da pele ou devido a alterações hormonais. Elas costumam atacar principalmente coxas, nádegas, seios e abdome (especialmente na gravidez). Fatores hormonais, predisposição genética, ganho de peso e o famoso ‘efeito sanfona’ estão entre as suas principais causas. Importante lembrar que as estrias são na maioria irreversíveis. Fonte: https://www.unochapeco.edu.br/unovital/blog/nutridicas-peso-saudavel-e-efeito-sanfona http://www.dermalifepi.com/novo/clinica.php?category_name=dermatologia&subCategory=04-estrias (MARIA EPUNINA DA PAZ LIMA OLIVEIRA - UNICHRISTUS)
O excesso de peso e a obesidade já são considerados epidemia mundial. Aproximadamente 1,6 bilhão de adultos estão com sobrepeso, e 400 milhões estão obesos. Em oito anos, esses números devem saltar para 2,3 bilhões e 700 milhões respectivamente, segundo dados de 2005 da Organização Mundial da Saúde. O relatório da OMS mostra ainda que o problema ocorre tanto em países do primeiro mundo, como os Estados Unidos, quando em países em desenvolvimento, como o Brasil.
Nos Estados Unidos, 35% da população está acima do peso ideal. Desse percentual, 39 milhões de americanos estão obesos. No Brasil, mais de 65 milhões de pessoas excedem o peso, sendo que 10% deles são obesos. Sedentarismo, estresse e hábitos alimentares pouco saudáveis são apontados como principais causadores dessa epidemia. Os mesmos fatores, aliados a uma condição de alerta do cérebro, também são os responsáveis pelo ciclismo de peso, um fenômeno comum nas sociedades modernas.O excesso de peso e a obesidade já são considerados epidemia mundial. Aproximadamente 1,6 bilhão de adultos estão com sobrepeso, e 400 milhões estão obesos. Em oito anos, esses números devem saltar para 2,3 bilhões e 700 milhões respectivamente, segundo dados de 2005 da Organização Mundial da Saúde. O relatório da OMS mostra ainda que o problema ocorre tanto em países do primeiro mundo, como os Estados Unidos, quando em países em desenvolvimento, como o Brasil.
efeito-sanfona1
Os mesmos fatores, aliados a uma condição de alerta do cérebro, também são os responsáveis pelo ciclismo de peso, um fenômeno comum nas sociedades modernas.
Mais conhecido como efeito sanfona ou efeito ioiô, o ciclismo de peso é o maior temor de quem tenta manter o peso. Ele ocorre quando a pessoa faz dieta, perde peso rapidamente e depois ganha todos os quilos perdidos novamente. (saude.uol)Simonia Araujo Fonseca(Unichristus)
O efeito sanfona é resultado de períodos alternados de engordar e emagrecer. Esse efeito trás problemas estéticos para o paciente, e também psicológicos. Nos problemas estéticos pode ser observado nesses paciente a flacidez, fibro edema geloides (celulites) e as estrias, onde a fisioterapia dermato-funcional irá atuar. Nos problemas psicológicos o paciente pode se sentir mal com sua estética atual, provocando quadros de depressão, isolamento social, entre outros. Concordo com a Luciana Bezerra quando ela diz que um dos passos para evitar esse efeito sanfona é deixar de lado as dietas malucas e dietas por curtos períodos, e fazer uma reeducação alimentar. Para que esse tratamento tenha bons resultados é necessários tratar o paciente como um todo, podendo haver a interação de uma equipe multidisciplinar, junto com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos.
O efeito sanfona é muito comum em pessoas que ao invés de mudar seus hábitos alimentares e exercícios para emagrecer, tentam e conseguem, emagrecer com aquelas dietas que perde muitos quilos em uma semana. O problema é que esse quilos, também retornam muito rápido e quando isso fica ocorrendo com muita frequência a pessoa adquiri flacidez de pele, estrias, fibro edema gelóide. Sem contar com o psicológico, que a pessoa desanima no processo de emagrecimento por conta de ficar ganhando e perdendo. E ainda mais também, em relação a problemas de saúde, que quando começam a melhorar em niveís, logo pioram. E o corpo não se estabiliza.
O revestimento cutâneo em pacientes obesos foi submetido a distensões e retrações seriadas, o chamado “efeito sanfona”, o que pode comprometer a composição protéica responsável pela resistência e elasticidade da pele, especialmente o colágeno e a elastina. Pós perda de peso ponderal, depois de uma cirurgia bariátrica o paciente vivencia nova condição de saúde, refletida pela melhora ou mesmo pela resolução das co-morbidades, especialmente o diabetes tipo II. A própria perda de peso traz reflexos bio-psicossociais positivos. Entretanto o paciente se defronta com uma nova imagem corporal, a flacidez cutânea associada à ptose das diversas regiões anatômicas, como mamas, braços, coxas, glúteos e tronco. Também a implicações de limitações funcionais para a deambulação, micção e atividade sexual. Como disse a nossa colega Alba Marília A fisioterapia dermato-funcional atua auxiliando no tratamento dessas sequelas, alem de influenciar positivamente no psicológico e na qualidade de vida do individuo.Ela também atua no pós-operatório variando de acordo com a cirurgia e como o procedimento foi realizado. Para redução de edema a drenagem linfática é indicada para todas as técnicas cirúrgicas e permite abordagem mais precoce. A utilização de Endermologie® é indicada, pois desagrega as fibroses promovendo um tecido mais uniforme. Conseqüências tardias também devem ser evitadas e tratadas. Para prevenção de aderência cicatricial, dor, flacidez e fraqueza muscular. Para isso, podem ser utilizados o ultra-som, crioterapia, laser, ou eletroterapia. Exercícios ativos também são fundamentais no processo de recuperação. Artigo: MORO, Ana; ALDENUCCI,Bruno. A Atuação da Fisioterpia DErmato-funcional no Pós-operatório de cirurgia bariátrica: uma revisão de literatura. Cinergis–Vol11, n.1, p.28-36 Jan/Jun, 2010
Como as colegas já haviam relatado, essa perca e ganho de pesos constantes, chamado efeito sanfona irá gerar perca ponderal para o indivíduo, pois as fibras irão se distendes e contrair novamente e com isso gera desgaste e flacidez cutânea, muscular( perde proteína), favorecendo as estrias pelo estiramento, aumento do fibro edema gelóide e flacidez cutânea. O principal motivo do efeito sanfona são as dietas mal planejadas, déficit de alguns nutrientes no organismo. A solução para a manutenção do peso desejado é a reeducação alimentar, acompanha por profissionais qualificados como nutricionistas e endocrinologista , em alguns casos também por psicólogos. A fisioterapia dermato- funcional irá influenciar nas consequências edemas, estrias, celulite com recursos como ultracavitacao, manthus, hecus, carboxiterapia, drenagens linfaticas, endermoterapia, dentre outros.
Nos Estados Unidos, 35% da população está acima do peso ideal. Desse percentual, 39 milhões de americanos estão obesos. No Brasil, mais de 65 milhões de pessoas excedem o peso, sendo que 10% deles são obesos. Sedentarismo, estresse e hábitos alimentares pouco saudáveis são apontados como principais causadores dessa epidemia. Os mesmos fatores, aliados a uma condição de alerta do cérebro, também são os responsáveis pelo ciclismo de peso, um fenômeno comum nas sociedades modernas. Mais conhecido como efeito sanfona ou efeito ioiô, o ciclismo de peso é o maior temor de quem tenta manter o peso. Ele ocorre quando a pessoa faz dieta, perde peso rapidamente e depois ganha todos os quilos perdidos novamente. http://saude.hsw.uol.com.br/efeito-sanfona.htm KASSIA MARCELINO CRISÓSTOMO (UNICHRISTUS)
Manter uma pele lisinha, sem estrias e flacidez com o passar do tempo já é difícil, essa tarefa se torna quase impossivel quando a pessoa vive no efeito sanfona (quando a pessoa engorda e emagrece várias vezes). Concordo plenamente com minha amiga PRISCILA ESTEVES, quando ela disse que esse efeito sanfona é ocasionado por pessoas que fazem dietas loucas e exercícios exagerados em vez de manter a pratica de exercícios regulares e uma alimentação saudável, ocasionando no efeito sanfona. esse engorda e emagrece acaba ocasionado estrias e uma grande flacidez. Segundo o endocrinologista Daniel Lerário, as estrias são ocasionadas quando as fibras elásticas da pele se rompem, Com essa oscilação de peso, as fibras de colágeno na derme, camada mais profunda da pele, se rompem e acabam ficando evidentes. A dermato funcional pode ajudar essas mulheres com estrias e flacidez da seguinte forma: fazer procedimentos que ajudam na produção de colágeno, como: radio frequência, carbox entre outros
Ocorre com o ganho e perda de peso em um intervalo de tempo curto. Provocando um estresse na pele que se estica e relaxa rapidamente sem tempo para adaptação, podendo causar o surgimento de estrias e deixar a pele flácida. A fisioterapia dermato funcional atua no tratamento dessa flacidez e estrias. Janaina Santos (UniChristus)
O efeito sanfona é o inimigo número um da saúde e da pele das mulheres. Engordar e emagrecer repetidamente enfraquece o sistema imunológico, favorece o surgimento de doenças como hipertensão, provoca as temidas estrias e causa a flacidez. Para proteger o corpo dessas marcas indesejadas, é fundamental utilizar óleos e hidratantes diariamente, além de manter uma alimentação saudável e usar dos recursos da Fisioterapia Dermato funcional para ajudar na flacidez, possíveis celulites e estrias.
O efeito sanfona é ocasionado quando uma pessoa está acima do peso ou obesa e decide emagrecer mas que acaba ganhando peso novamente e esse Engorda emagrece pode gerar danos a pele como a flacidez , as celulite e também as estrias e que podem ser minimizadas e até mesmo resolvidas com tratamentos estéticos adequados.Para evitar esse efeito sanfona algumas dicas são bastantes úteis para quem luta contra a balança,como gastar mais calorias do que as que consome,fazer exercícios físicos e também adequar a dieta para suas necessidades diárias. Também podemos perceber problemas na alto estima dessas pessoas que acabam não se achando capazes de obterem êxito mas é importante se ressaltar que na maioria dos casos esse efeito sanfona ocorre quando é feito dietas radicais ou uso de medicamentos e quando se para volta a ganhar peso e também aquelas pessoas que não mudam realmente sua dieta alimentar e que acabam fugindo da alimentação adequada e das atividades físicas constantes.
O efeito sanfona, faz com que a pele sofra demais porque, primeiro ela estica quando você engorda, o que pode causar estrias, já que as fibras de colágeno e elastina se rompem. A celulite é outra que aparece rapidinho quando as células de gordura se multiplicam em seu corpo. Depois, quando você emagrece, fica com a pele flácida, isso porque o emagrecimento no efeito sanfona é rápido e sem exercícios físicos que evitam a flacidez. Resultado: pele flácida, cheia de celulite e estria. Pra recuperar isso, leva tempo, precisa de dieta, esporte e vários tratamentos estéticos que suavizem estrias, flacidez e celulite. MENDONÇA, R.S.C., RODRIGUES, G.B.O,; As Principais Alterações Dermatológicas Em Pacientes Obesos. ABCD Arq Bras Cir Dig 2011; 24(1): 68-73)
O efeito sanfona atualmente está muito presente pois hoje em dia há diversas formas de dieta e assim a facilidade de ganho de peso após essa dieta é bem maior caso a pessoa não venha a fazer essas dietas, assim as repercussões desse efeito sanfona são: FEG, estrias, flacidez para tratar essas patologias é necessário um protocolo de tratamento associado a exercício físico e a bons hábito alimentares.
O efeito sanfona e quando o corpo engorda e emagrece varias vezes. Alguns estudos relacionam o efeito sanfona com riscos para saúde, como um sistema imunológico mais prejudicado e risco para doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras complicação. Para evitar estas doenças seria importante ter bons hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente. Entao este efeito sanfona, causa ao corpo estrias, flacidez, fraqueza muscular, desconfonto circulatório. Que é quando entra a fisioterapia dermato-funcinal podendo melhorar e amenizar estes aspectos, melhorando a auto -estima desta paciente.
O efeito sanfona ato de emagrecer e engordar novamente pode prejudicar o organismo. Geralmente, são regimes bastante restritivos e, ao fim deles, é quase certa a recuperação de todo o peso, ou pior: a constatação de algum peso extra e suas consequências: gordura localizada, estrias e celulites. JEANNE BATISTA JOSINO - UNICHRISTUS - TURMA 7
LEILIANE NOBRE DE OLIVEIRA UNICHRITUS TURMA 7 Os pacientes que enfrentam diversos programas de emagrecimento clínicos , onde o revestimento cutâneo foi submetido a distensões e retrações seriadas, o chamado efeito sanfona, compromete a composição proteica responsável pela resistência e elasticidade da pele, especialmente o colágeno e a elastina. Com isso podem aparecer diversas alterações na pele com flacidez, celulite e estrias. Diante dessas alterações a fisioterapia dermato funcional pode atuar com a radiofrequência na flacidez que estimula a produção de colágeno. A Endermologie na celulite há uma melhora no fluxo sanguíneo e linfático permitindo um aumento da oxigenação cutânea e a microdermoabrasão estimula a regeneração da estrias pela instalação de um processo inflamatório, com consequente estimulo da atividade fibroelastica.
O Brasil já é o segundo país no mundo que mais realiza cirurgias bariátricas, com 80 mil registros por ano, e fica atrás apenas dos Estados Unidos. Também conhecida como cirurgia de redução do estômago, ela costuma dar importantes resultados na perda de peso e na qualidade de vida dos pacientes. No entanto, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) alerta que cerca de 10% a 15% dos pacientes ganham peso acima do aceitável e 5% recuperam novamente todos os quilos perdidos com o auxílio da cirurgia.O principal estudo científico sobre os resultados da cirurgia bariátrica em longo prazo, realizado na Suécia, o Swedish Obese Study (SOS), mostrou que cinco anos depois, metade dos pacientes operados ganham 20% do peso perdido e, após 10 anos da cirurgia, apenas um terço dos pacientes mantêm o peso perdido nos primeiros dois anos.
“A obesidade é uma doença crônica. Ela tem controle, mas não tem cura. Se a pessoa faz a cirurgia, emagrece, mas não consegue manter o controle da alimentação e dos exercícios físicos e volta a ter a vida de antes, a obesidade vai voltar”, afirma o presidente da SBCBM, Josemberg Campos.
O fator psicológico conta muito. É o que explica Vanesca Medeiros, psicóloga especialista em compulsão e tratamento de obesidade, que também passou pela cirurgia bariátrica há 12 anos. “O paciente fica muito empolgado com a perda de peso, mas depois ele começa a relaxar e aí vem a compulsão e ele acaba descontando na comida”, disse Vanesca, que sofre com a obesidade desde a infância.
Aos 28 anos e com 145 quilos decidiu fazer a bariátrica e emagreceu 50 quilos. “Tive dois momentos de ganho de peso e emagreci novamente. Minha experiência ajuda muito os meus pacientes. Sempre digo: recomece agora tudo aquilo que lhe foi ensinado no momento em que você estava sendo preparado para a cirurgia”, ressalta.
A jornalista Fernanda Galvão é operada há oito anos e há um ano voltou a ganhar peso. “Cheguei a ganhar 15 quilos porque parei com o tratamento psicoterápico. Descontei toda a minha ansiedade na má alimentação.” Para reverter o ‘efeito-sanfona’, ela reforçou a dieta e voltou a praticar exercícios físicos e a fazer tratamento psicoterápico.
Também chamado de fenômeno do ioiô, o efeito sanfona é aquilo que em medicina se diz “ciclismo de peso”. Trata-se da perda de peso com dieta (associada ou não à atividade física e a medicamentos) seguida de recuperação do peso perdido. É um fenômeno muito comum nas sociedades urbanas modernas. As primeiras publicações sobre o efeito sanfona coincidem com o aumento exponencial dos casos de obesidade nos Estados Unidos, há cerca de 20, 30 anos. Quando fazemos uma redução muito drástica da quantidade de alimento ingerido (e portanto de calorias), ocorre uma redução do nível de leptina no sangue e um aumento nas concentrações de grelina. Hormônio produzido no tecido gorduroso, a leptina leva sinais de saciedade para o cérebro. Ela foi descoberta em 1994, e seu nome deriva da palavra grega leptos, que significa magro. Já a grelina é uma substância produzida no estômago com o objetivo de levar sinais de fome ao cérebro. Descoberta recentemente pelos japoneses, a grelina estimula o apetite do dia-a-dia. É o hormônio da fome. Durante uma dieta, com a quantidade de leptina reduzida e a de grelina aumentada, o indivíduo está mais propenso a ceder à tentação na próxima vez que o alimento aparecer na sua frente. E como esses dois hormônios atuam na regulação do metabolismo, as alterações também ocasionam uma redução do gasto de calorias do organismo, favorecendo o efeito sanfona. O maquinário de economia energética do ser humano está programado para nos defender da falta de alimento. Por isso quando perdemos peso (principalmente em dietas rígidas demais), nosso organismo “pensa” que vamos morrer de inanição porque falta comida, e tenta nos “proteger” facilitando o ganho de peso, fazendo-nos procurar comida e fazendo essa comida ser armazenada com mais facilidade. Por isso, não adianta fazer dietas radicais demais. Quanto mais radicais - tanto em termos quantitativos (número de calorias), como qualitativos (uso de gordura, proteína e carboidrato de forma balanceada ou não)-, maior é a chance de ocorrer o efeito sanfona. Algumas pessoas podem ter maior predisposição a apresentar oscilações de peso, mas os genes que regulam a obesidade são muitos e não há um estudo genético específico sobre esse assunto. O que se sabe, com certeza, é que sexo e idade aumentam a propensão ao efeito sanfona. A Fisioterapia Dermato-funcional é uma área que se ocupa da avaliação e tratamento de distúrbios que têm por base alterações da funcionalidade do sistema tegumentar(constituído pela pele). A Fisioterapia começou a interessar-se por esta área com o objetivo de, através dos seus conhecimentos de anatomia e fisiologia, proporcionar um tratamento mais eficaz e seguro para o paciente, principalmente para combater a temível engorda e emagrece, '' o efeito sanfona'', que vai gerar sequelas como as estrias e flacidez tissular, podendo ser revertida ou atenuada através de equipamentos eletroterapêuticos, como radiofrequências e corrente russa para a flacidez e carboxiterapia, corrente galvânica, peelings entre outros.
Os indivíduos que apresentam o sintomas do efeito safona são aquelas que emagrem e volta a engordar varias vezes. Os indivíduos que mais são atingidas por esse efeito são aqueles que buscam emagrecer usando dietas milagrosas que dão o resultado de emagrecimento muito rápido. O emagrecimento apresenta uma relação importante na manutenção do peso, quando uma pessoa faz uma dieta com restrições, o risco de aumentar novamente o peso é muito maior, pois não houve a reeducação nutricional. Em um individuo que muda o peso constantemente a pele não tem o tempo de acomodação com o novo peso, provocando danos à saúde como também o aparecimento de celulite, estrias, envelhecimento da pele e flacidez. Os profissionais da Fisioterapia com especialidade em dermato-funcioanal tem o objetivo de prevenção, promoção e recuperação, sempre proporcionando um tratamento ideal e eficaz para o paciente com a ajuda de seus recursos que sofre do efeito safona.
Alguns fatores como a alteração hormonal, fazem com que o corpo lute contra o novo peso e favoreça o efeito sanfona, que muitas vezes chega a ser irreversível, os principais danos causado à pele são, aumento da celulite, flacidez e estrias. Ao engordarmos, nossas células de gordura aumentarão tanto em volume como em quantidade, e essas células não vão desaparecer se emagrecermos, elas apenas desincharão. Por isso é importante que após um programa de emagrecimento, a pessoa deve enfrentar um período prolongado (entre 2 e 3 anos) de reeducação alimentar, dando oportunidade ao corpo de esquecer os padrões anteriores para não recuperar o que emagreceu.
As consequencias do efeito sanfona podem estar associadas ao aparecimento do aspecto celulítico que constitui de gordura, flacidez e lipedema, da celulite (fibro edema geloide) e das estrias. A fisioterapia dermatofuncional vai atuar com objetivo de minimizar as complicações geradas por esse efeito, podendo utilizar como protocolo de tratamento ultracavitação, terapia combinada, radiofrequência, que em conjunto vão "quebrar" a gordura localizada e o uso da eletroestimulação para trabalhar na flacidez muscular. Segundo Guirro (2002), a aplicação de corrente galvânica pode ser utilizado no tratamento das estrias, pois desencadeia reparação tecidual, por meio de uma inflamação aguda localizada, que restabelece de forma satisfatória a integridade dos tecidos. Bruna Fontenele - UniChristus - 7 Turma.
O efeito sanfona é bem comum nos dias de hoje, em que as pessoas fazem dietas muito rígidas para que possam perder muito peso em um intervalo pequeno de tempo, o resultado disso é que logo após elas voltam a engordar, como mostra na imagem acima. O efeito sanfona prejudica bastante a pele, isso se dá pela necessidade do corpo de queimar músculos ao invés de gordura, devido a rapidez do emagrecimento. Com essa rapidez a pele não consegue acompanhar e fica flácida. Ao voltar a engordar, mais uma vez a pele não aguenta e ocorre rompimentos de fibras da pele, causando as estrias. O ideal é emagrecer devagar, mantendo, uma dieta equilibrada e saudável.
O fenômeno de perder e ganhar peso repetidas vezes é chamado efeito sanfona ou iô-iô. As pessoas mais atingidas pelo efeito sanfona são aquelas que buscam emagrecer usando dietas milagrosas, nas quais há grande perda de peso de forma rápida. “A verdade é que o processo de emagrecimento apresenta grande influência na manutenção do peso. Após uma dieta de restrição drástica, o risco de aumentar o peso de gordura corporal é muito maior porque a pessoa não sofreu uma reeducação nutricional” (1).
Outro fator que faz com que o ganho de peso aconteça novamente e de forma rápida é que, durante o processo de emagrecimento, é necessário estabelecer um equilíbrio funcional de todo o organismo, para adaptá-lo a nova realidade, da pessoa mais magra. Se o processo for muito rápido, o organismo não consegue se adaptar e as chances de ganhar o peso de volta são enormes (1).
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/21232/efeito-sanfona#ixzz3uM4SjhxE Marina Brito Bastos - Unichristus 7 turma
Gisele de Oliveira Freire - UNICHRISTUS - 7ª Turma
Pelos diversos tratamentos clínicos que o paciente obeso passa antes de chegar a cirurgia bariátrica, o revestimento cutâneo foi submetido a distensões e retrações seriadas, o chamado “efeito sanfona”, o que pode comprometer a composição protéica responsável pela resistência e elasticidade da pele, especialmente o colágeno e a elastina. A fisioterapia dermato-funcional entra no intuito de aliviar as seqüelas que a obesidades traz ao corpo humano como estrias, flacidez, e fibro edema gelóide. No ponto de vista psicológico e físico a amenização desta seqüela é positiva em relação à qualidade de vida do indivíduo.
Referência:
ALDENUCCI, Bruno Gil; MORO, Ana Karina Egg. A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRÚRGIA BARIÁTRICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Cinergis, v. 11, n. 1, 2011. Disponível em < http://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1126>
Os problemas para aqueles que vivem no ciclo engorda-emagrece são vários. O "efeito sanfona" vai fazendo a pele ficar flácida. "Com o tempo, aparece celulite e mais tarde, estrias. Então, a pele acaba com aspecto envelhecido e feio.Além disso, pessoas obesas são mais propensas a desenvolver males como aumento do colesterol ruim, hipertensão, diabetes, infarto, derrame. Sem contar que ficar ganhando e perdendo peso acaba com a autoestima de qualquer um. Assim, sentimentos como a tristeza e insegurança se tornam comuns. Depois de algum tempo, a pessoa tende a ficar desiludida, acreditando que nunca conseguirá permanecer magra, e que, portanto, deve deixar a saúde de lado.
A pele não está preparada para tais eventos como o efeito sanfona que se dá pelo rompimento das fibras de colágeno e elastina acarretando no aparecimento da flacidez estrias e celulites, que podem ser reduzidos e até mesmo reduzidos com os tratamentos estéticos da fisioterapia dermato-funcional. Porém o melhor é ser evitado essa aparecimento de alterações indesejáveis dá pele atrás do controle de dietas e práticas de exercícios.
O efeito sanfona é o inimigo número um da saúde e da pele das mulheres. Engordar e emagrecer repetidamente enfraquece o sistema imunológico, favorece o surgimento de doenças como hipertensão e provoca as temidas estrias. Para proteger o corpo dessas marcas indesejadas, é fundamental utilizar óleos e hidratantes diariamente, além de manter uma alimentação saudável. As dietas restritivas são as principais causas do efeito sanfona. Na tentativa de emagrecer rápido, muitas mulheres recorrem a dietas malucas e cheias de privações, como as dietas da lua, da sopa, do abacaxi. O problema é que ao restabelecer os hábitos alimentares antigos, os quilos perdidos voltam rapidinho e em maior quantidade. Nesse processo de engordar e emagrecer, a pele sofre um estiramento rápido e as fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade do tecido rompe-se e formam cicatrizes. ALUNA: ANTÔNIA JÉSSIKA FÉLIX DA SILVA CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL- UNICHRISTUS TURMA 8
Atualmente, os procedimentos estéticos têm sido amplamente divulgados pela mídia em geral, e isto tem levado um grande número de clientes dispostos a desfrutar de técnicas inovadoras disponíveis nas mais diversas áreas de atuação da estética, buscando ansiosamente um resultado em comum: Sentir-se melhor consigo mesmo.Diversas disfunções estéticas podem ser facilmente percebidas, principalmente as desencadeadas diretamente na pele uma delas é o efeito sanfona. Dessa forma, optou-se por objeto do presente estudo, as manifestações e tratamento das estrias em seu estágio inicial, denominadas estrias rubras. As estrias são caracterizadas por lesões da pele, que além de gerar uma imagem, uma sensação desagradável na pele, apresenta grande impacto social, principalmente em mulheres, que estão em busca de satisfação pessoal. Esses distúrbios podem se desencadear desde a fase da adolescência até a fase adulta. Pode ser visto com mais frequência em pessoas obesas e também podendo ser agravadas no período da gravidez ou por meio de utilização de medicamentos. Os principais pontos de incidências são os glúteos, abdômen, coxas, região dorsolombar, mamas e áreas deltóideas. Com o auxílio da tecnologia, em constante evolução, diversos tratamentos têm surgido com o intuito de amenizar os impactos causados pelas estrias, tais como o Peeling químico, Peeling físico, Carboxiterapia, Microdermoabrasão, além de massagens, entre outros. A microdermoabrasão é um procedimento não-invasivo, um recurso esfoliante que pode ser utilizado como uma técnica de peeling mecânico de caráter superficial, promovendo a abrasão de acordo com o grau necessário.
Acredito que as repercussões advindas do efeito sanfona podem estar associadas ao aparecimento do aspecto celulítico que constitui de gordura, flacidez e lipedema, da celulite (fibro edema geloide) e das estrias. A fisioterapia dermatofuncional vai atuar com objetivo de minimizar as complicações geradas por esse efeito, podendo utilizar como protocolo de tratamento ultracavitação, terapia combinada, radiofrequência, que em conjunto vão "quebrar" a gordura localizada e o uso da eletroestimulação para trabalhar na flacidez muscular.
ResponderExcluirSegundo Guirro (2002), a aplicação de corrente galvânica pode ser utilizado no tratamento das estrias, pois desencadeia reparação tecidual, por meio de uma inflamação aguda localizada, que restabelece de forma satisfatória a integridade dos tecidos.
Elayne Nunes
UNICHRISTUS
ExcluirUm dos efeitos que mais aterrorizam as mulheres de acordo com o endocrinologista Daniel Lerário, são as estrias devido ao efeito sanfona, ou seja, emagrecer e engordar com frequência. Com essa oscilação de peso, as fibras de colágeno na derme, camada mais profunda da pele, se rompem e acabam ficando evidentes.
Para evitar esse incômodo, o médico sugeriu subir à balança duas vezes por semana, diminuir a ingestão de gorduras e frituras, fazer atividade física e moderar a comilança em viagens e férias.Ao lado de Lerário, a Fisoterapeuta dermatofuncional Márcia Fernandes falou sobre tratamentos estéticos contra estrias, como carboxiterapia e microdermoabrasão. Com os tratamentos, as fibras de colágeno são estimuladas e voltam a ser produzidas. Porém, as fibras elásticas não se refazem. Por esse motivo, as estrias jamais desaparecem por completo. - See more at: http://www.netcina.com.br/2012/07/efeito-sanfona-e-o-grande-vilao-para-o.html#sthash.NG5Afh3k.dpuf
Na figura exposta fica claro que o efeito sanfona gera ainda mais gordura,a pessoa emagrece depois volta a engordar muitas vezes ainda mais do que era anteriormente,fica evidente na gravura essa explicação.O que é o efeito sanfona também chamado de fenômeno do ioiô, o efeito sanfona é aquilo que em medicina se diz “ciclismo de peso”. Trata-se da perda de peso com dieta (associada ou não à atividade física e a medicamentos) seguida de recuperação do peso perdido. É um fenômeno muito comum nas sociedades urbanas modernas.
ResponderExcluirMas por que ocorre o efeito sanfona?As nossas células de gordura são formadas ainda na infância e quando se come muito e de forma desequilibrada, estas células incham, se dividem e aumentam. Essas células não são perdidas quando engordamos, elas permanecem no nosso corpo.O cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e "queima" menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento. É uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar. É assim que ocorre o efeito sanfona.Como o cérebro tende a manter o maior peso adquirido é preciso manter o mesmo peso por um tempo relevante para que o organismo se adapte a esse novo peso. efeito sanfona também causa sérios riscos à saúde. Como o enfraquecimento do sistema imunológico, doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias.
Para sair do efeito sanfona é importante deixar as dietas de lado e manter uma alimentação equilibrada para o resto da vida. As vantagens são inúmeras, desde que você mantenha a nutrição adequada das células, para que exerçam suas funções corretamente.Marcio C. Mancini. "HowStuffWorks - Como funciona o efeito sanfona". Publicado em 16 de outubro de 2007 (atualizado em 22 de outubro de 2007) http://saude.hsw.uol.com.br/efeito-sanfona1.htm (11 de outubro de 2013)
O paciente precisa conhecer muito bem qual é o procedimento cirúrgico e quais os riscos e benefícios que advirão da cirurgia. Ninguém deve fazê-la com falsas expectativas, imaginando que ela irá resolver todos os problemas de sua vida e transformá-lo numa nova pessoa, nem desconhecer as limitações que terá de enfrentar depois de ter sido operado. Além disso, é preciso lidar com a expectativa, abrindo, de imediato, as portas para um mundo novo e sem conflitos. Na verdade, trata-se de um longo recomeço, um longo processo de readaptação pessoal e afetiva. É fundamental descobrir novas fontes de prazer. A confraria de glutões que o ex-obeso frequentava todas as semanas provavelmente perderá a graça. Talvez seja preciso programar uma longa lista de cirurgias plásticas para eliminar o excesso de pele que resultou do emagrecimento. Mudam coisas absolutamente básicas. É um longo período de adaptação a um novo esquema corporal.
ResponderExcluirA Fisioterapia Dermato Funcional atua no intuito de aliviar a dor e o edema do pós operatório imediato. No pós operatório tardio age nas sequelas que a obesidade traz ao corpo humano como estrias, flacidez e fibro edema gelóide.
O efeito sanfona é conhecido pelo processo onde o individuo perde peso e com o tempo volta adquiri-lo ou as vezes até mais do que quando se propôs a dieta. Ele é tido como algo prejudicial a saúde em vários aspectos, principalmente na questão da dermatofuncional pois as mudanças sofridas na pele são muitas; entre elas podemos citar as estrias, flacidez, perda da elasticidade, celulites, acanthosis nigricans (caracterizada por espessamento, hiperpigmentação e acentuação das linhas da pele, gerando aspecto grosseiro e aveludado no local afetado), acrocórdons (são pápulas filiformes, pedunculadas, cor da pele ou castanho escuras, localizadas principalmente na região cervical e axilas), Úlceras (por pressão, artérias e neuropáticas), Impetigo (infecção em superfície cutânea causada pela penetração de bactérias na pele aberta por feridas e coceiras)... Essas mudanças afetam o individuo de várias maneiras em sua maioria na questão psicológica por causar baixa estima, isolamento social, vergonha, depressão entre outros. Por isso a importância de se tratar o tratamento não pensando só nas alterações dermatológicas mais sim no individuo como todo, funcionando também como uma especie de terapeuta.
ResponderExcluirJá é claro os danos que o efeito sanfona pode trazer à pele como aumento da celulite, flacidez e estrias sendo que alguns casos podem ser irreversíveis. A fisioterapia dermatofuncional pode ajudar minimizando o efeito dessa perda e ganho de peso constante com o auxílio de aparelhos cada vez mais modernos. Mas o mais importante seria detectar o motivo desse indivíduo de tantas perdas e ganhos de peso constante, seria necessário um tratamento multidisciplinar com o acompanhamento de médicos, psicólogos, nutricionista, associando também a atividade física para que ao chegar no seu peso ideal o indivíduo conseguisse permanecer neste peso
ResponderExcluirThais Costa Lima Rios ( Unichristus)
Dentre tantos prejuízos causados pelo "efeito sanfona" ( perda e ganho repetidos de peso) podemos citar, como disse minha colega acima: a FLACIDEZ, CELULITE, ESTRIAS, isso dentro da área estética, porém tantos outros danos são caudados, principalmente a saúde desse individuo. O organismo nunca encontra seu equilíbrio, o metabolismo esta sempre conturbado, fatores emocionais também estão envolvidos, tais como ansiedade, depressão, estresse. Por isso o ideal é manter-se sempre com uma alimentação balanceada, atividade física diária e correr dessas dietas da moda que prometem te secar em 7 dias.
ResponderExcluirA fisioterapia dermato funcional pode ajudar a minimizar os efeitos dessa variação de peso, tratando a flacidez, melhorando a circulação, muitas vezes comprometidas, tratando as celulites, os recursos são diversos.
CAMILA RODRIGUES (UNICHRISTUS)
Concordo com o pensamento da colega Flávia Pizzolio, quando uma pessoa resolve fazer a Gastroplastia deve ter consciência que seus modos alimentares após a cirurgia vão ser outros, devendo ser acompanhada por uma equipe interdisciplinar, é muito importante esse acompanhamento para evitar que um dos diversos medos da paciente ocorra que é o efeito sanfona, para isto não ocorrer é necessário uma reeducação alimentar e pratica de atividades físicas, se estas orientações não fizerem parte da rotina da pessoa, o que vai acontecer é o efeito sanfona que seria interpretado como emagrecer e engordar ciclicamente e isto além de causar o surgimento de estrias, flacidez, celulite, pode causar também sérios riscos à saúde, como enfraquecimento do sistema imunológico, doenças coronarianas, hipertensão e colesterol elevado. Portanto, a Fisioterapia Dermatofuncional tem uma grande importância nesse tipo de cirurgia porque ela atua nas alterações estéticas e/ou funcionais, então além de melhorar o aspecto da casca de laranja na celulite, estimular os fibroblastos a produzirem o colágeno e a elastina na flacidez e nas estrias com auxilio dos aparelhos como carboxiterapia, radiofrequência, endermologia, corrente galvânica, entre outros e com a manualidade tem a drenagem linfática (Borges, 2010), a dermatofuncional tem o papel também de saber orientar o seu paciente quanto uma alimentação equilibrada e hidratação, procurar saber como estar se alimentando e dar bastante apoio, principalmente nesses casos de efeito sanfona. (Unichristus)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO efeito sanfona é considerado como mostra a charge acima, é o ato de a pessoa emagrecer e pouco tempo depois ganhar o peso que havia perdido e/ou muitas vezes ganhar mais peso que o tinha antes. Concordo com a Camila Rodrigues, quando fala dos danos causados com essa perca e ganho de peso repetidas vezes podem ocorrer a Flacidez, Estrias, Fibro Edema Gelóide( conhecida como celulites), E como a Elayne citou, temos alguns recursos que podem ser usados para minimar essas complicações. E como recursos para melhoria da flacidez temos a corrente Russa, radiofrquencia, dentre outros. Para tratamento para celulite, temos diversos tratamentos como manthus, celuttec. E para a estrias, podem ser utilizados a corrente galvânica,dentre outros tratamentos.
ResponderExcluirhttp://maisequilibrio.com.br/nutricao/como-superar-o-efeito-sanfona-2-1-1-19.html
http://www.scielo.br/pdf/abcd/v25n2/13.pdf
maquel.com.br/media/academico/monografia/_flacidez_radio.pdf
Thycianne Bezerra ( UNICHRISTUS)
Raimunda Tayane (UNICHRISTUS)
ResponderExcluirA figura acima retrata o efeito sanfona nas pessoas que emagrecem e engordam em um curto período de tempo, ou seja, não dá tempo o organismo e a pele se adequar aquele peso, gerando flacidez, celulite, estrias e outros... A Fisioterapia dermato funcional dispões de recursos que tratam esses inconvenientes estéticos, como radiofrequência e carboxterapia, ultra som, eletroestimulação, crioterapia entre outros. No entanto como comentou nossa colega Luciana Bezerra é necessário que o paciente mantenha uma alimentação equilibrada sem dietas extravagantes em curtos períodos para que os resultados sejam satisfatórios.
O efeito sanfona geralmente acontece por pessoas que fazem essas dietas radicais, dietas da moda onde no lugar de você ter uma reeducação alimentar dentro de um longo período de tempo, prefere-se cortar radicalmente alguns alimentos e consequentemente acaba não adaptando aquela dieta e volta a comer o dobro do que se comia antes e assim perde cinco quilos aqui, e engorda oito logo em seguida. Isso acarreta vários malefícios para pele como flacidez, estrias, fibro edema geloides, além de uma baixa resistência muscular, a fisioterapia dermato funcional tem vários recursos para combater esse efeitos indesejados. O melhor mesmo e manter um peso ideal através de uma reeducação alimentar adequada. Joyce Frota (UniCrhistus).
ResponderExcluirO efeito sanfona acontece quando alguém perde e ganha bastante peso em intervalos de tempo relativamente curtos. Quando ocorre, pode causar estrias e deixar a pele flácida, pois engordar e emagrecer muito rápido provoca estresse na pele, que se estica e relaxa rapidamente, sem tempo para adaptação.
ResponderExcluirUma das principais causas é a alimentação inadequada, principalmente quando se segue dietas muito restritivas. Elas levam a um resultado rápido. Mas, na maioria das vezes, a pessoa não consegue manter esse regime rigoroso por muito tempo tendo como conseqüência a volta a engordar. Fatores psicológicos, maus hábitos alimentares e sedentarismo também podem contribuir para o efeito ioiô.
A fisioterapia dermato-funcional vai atuar no tratamento das seqüelas deixadas pelo o efeito sanfona, tais como as estrias e flacidez, utilizando de diversos recursos, uma das mais utilizadas é a eletroterapia associada à cosmetologia com objetivo principal melhorar a auto-estima e conseqüentemente na qualidade de vida dessas pessoas. A Fisioterapeuta deve orientar sobre alimentação adequada e a importância da atividade física.
Moro AKE, Aldenucci BG .A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRÚRGIA BARIÁTRICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Cinergis – Vol 11, n. 1, p. 28-36 Jan/Jun, 2010
Renata Aguiar Parente (Unichristus)
No efeito sanfona o revestimento cutâneo é submetido a distensões e retrações seriadas, o que pode comprometer a composição protéica responsável pela resistência e elasticidade da pele, especialmente o colágeno e a elastina. Esse comprometimento pode gerar celulite, flacidez, estrias.
ResponderExcluirA fisioterapia dermato-funcional atua auxiliando no tratamento dessas sequelas, alem de influenciar positivamente no psicológico e na qualidade de vida do individuo.
http://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1126/1540
Alba Marília (UNICHRISTUS)
Efeito sanfona é o ato de engordar e emagrecer repetidas vezes. Esse efeito normalmente acontece após dietas muito restritivas, pois a pessoa não aguenta manter por muito tempo essa alimentação e volta a comer em excesso, voltando de novo ao peso indesejado.
ResponderExcluirConcordando e acrescentando o que foi dito pelas colegas, alguns estudos relacionam o efeito sanfona com riscos para saúde, como um sistema imunológico mais prejudicado e risco para doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias. Para evitar tais doenças é fundamental ter bons hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente. Assim, ocorre a manutenção do peso desejado, que se estende por toda a vida.
Como consequência, o efeito sanfona leva a vários distúrbios estéticos como estrias, acnes, Fibro Edema Gelóides, dentre outros, onde a Fisioterapia Dermato-funcional tem uma ampla gama de recursos para melhoras a auto-estima do indivíduo, lembrando, como foi dito acima, sempre com a cooperação do paciente.
Fonte: http://www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/MoniqueBatista/tcc.pdf
Érika Tabosa (UNICHRISTUS)
A figura mostra a perda e ganho de peso em curto período de tempo, ocasionando o efeito sanfona. Ele leva a diversos distúrbios estéticos, como, flacidez, celulite, estrias, acnes. Na fisioterapia dermato-funcional dispomos de uma gama de tratamentos para as causas do efeito sanfona. Como por exemplo, limpeza de pele, ultra-som, drenagem linfática, heccus, massagens modeladoras e outro. E como disse algumas colegas anteriormente, tudo isso associado a uma alimentação saudável e regrada. (UNICHRISTUS)
ResponderExcluirUma condição constante nessa nova imagem corporal é a flacidez cutânea associada à
ResponderExcluirptose das diversas regiões anatômicas, como mamas, braços, coxas, glúteos e tronco. No pós-operatório o momento da intervenção fisioterapêutica varia de acordo com a
cirúrgia e como o procedimento realizado. O tratamento para redução de edema feito com
drenagem linfática é indicado para todas as técnicas cirúrgicas e permite abordagem mais
precoce. A utilização de Endermologie® é indicada, pois desagrega as fibroses promovendo com isso um tecido mais uniforme.
O paciente submetido a esse tipo de cirurgia apresenta-se deprimido psicológicamente, e com grandes seqüelas físicas. No ponto de vista psicológico e
físico a amenização desta seqüela é positiva em relação à qualidade de vida do indivíduo.
Luiza Porfirio (UNICHRISTUS)
Egg Moro; Aldenucci. v. 11, n. 1 (2010)
.
De acordo com o endocrinologista Daniel Larário,o grande vilão das estrias é o efeito sanfona.Com essa oscilação de peso,as fibras de colágeno na derme,camada mais profunda da pele,se rompem e acabam ficando evidente as estrias.
ExcluirDulce Gurgel(UNICHRISTUS)
O efeito sanfona (engordar e emagrecer repetidas vezes) faz com que a pele perca sua elasticidade apresentando flacidez tanto cutânea quanto muscular. Na fisioterapia dermato funcional dispomos de várias formas de tratamento para a redução dessa flacidez, a corrente russa é uma delas, que tanto diminui a flacidez como trabalha para aumento do tônus muscular. (MENDONÇA, R.S.C., RODRIGUES, G.B.O,; As Principais Alterações Dermatológicas Em Pacientes Obesos. ABCD Arq Bras Cir Dig 2011; 24(1): 68-73)
ResponderExcluirOutra forma de tratamento é a utilização da radio frequência, atuando na melhora da flacidez e age estimulando a formação de novas células de colágeno, fundamentais para a sustentação da pele. (BORGES, F.S,; Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas. 2ª edição – Revisada e ampliada-phorte editora – São Paulo 2010)
(Germana Ívina Vasconcelos – UNICHRISTUS)
O efeito sanfona nada mais é do que a prática de emagrecer e engordar de forma rápida devidos dietas rigorosas e fora de controle, podendo ocasionar efeitos terríveis para a pele como o aparecimentos de estrias,flacidez, edemas, celulite, entre outros. Os mais frequentes são: a flacidez refere-se à diminuição do tônus muscular, estando o músculo pouco consistente. Os músculos ficam flácidos, principalmente por causa da falta de exercícios físicos. Se eles não são solicitados, as fibras musculares ficam hipoatrofiadas e flácidas. A flacidez ou efeito sanfona da pele é devida ao comportamento viscoelástico que, quando seu limite elástico é ultrapassado por algum motivo - exemplo em magros que se tornam obesos em curto período de tempo e depois emagrecem novamente -, ao cessar o estímulo, ela não volta ao seu tamanho original (MENDONÇA, RODRIGUES, 2011). E as estrias, que aparecem diante da ruptura das fibras de colágeno e elastina quando há uma distensão exagerada da pele ou devido a alterações hormonais. Elas costumam atacar principalmente coxas, nádegas, seios e abdome (especialmente na gravidez). Fatores hormonais, predisposição genética, ganho de peso e o famoso ‘efeito sanfona’ estão entre as suas principais causas. Importante lembrar que as estrias são na maioria irreversíveis.
ResponderExcluirFonte: https://www.unochapeco.edu.br/unovital/blog/nutridicas-peso-saudavel-e-efeito-sanfona
http://www.dermalifepi.com/novo/clinica.php?category_name=dermatologia&subCategory=04-estrias (MARIA EPUNINA DA PAZ LIMA OLIVEIRA - UNICHRISTUS)
O excesso de peso e a obesidade já são considerados epidemia mundial. Aproximadamente 1,6 bilhão de adultos estão com sobrepeso, e 400 milhões estão obesos. Em oito anos, esses números devem saltar para 2,3 bilhões e 700 milhões respectivamente, segundo dados de 2005 da Organização Mundial da Saúde. O relatório da OMS mostra ainda que o problema ocorre tanto em países do primeiro mundo, como os Estados Unidos, quando em países em desenvolvimento, como o Brasil.
ResponderExcluirNos Estados Unidos, 35% da população está acima do peso ideal. Desse percentual, 39 milhões de americanos estão obesos. No Brasil, mais de 65 milhões de pessoas excedem o peso, sendo que 10% deles são obesos. Sedentarismo, estresse e hábitos alimentares pouco saudáveis são apontados como principais causadores dessa epidemia. Os mesmos fatores, aliados a uma condição de alerta do cérebro, também são os responsáveis pelo ciclismo de peso, um fenômeno comum nas sociedades modernas.O excesso de peso e a obesidade já são considerados epidemia mundial. Aproximadamente 1,6 bilhão de adultos estão com sobrepeso, e 400 milhões estão obesos. Em oito anos, esses números devem saltar para 2,3 bilhões e 700 milhões respectivamente, segundo dados de 2005 da Organização Mundial da Saúde. O relatório da OMS mostra ainda que o problema ocorre tanto em países do primeiro mundo, como os Estados Unidos, quando em países em desenvolvimento, como o Brasil.
efeito-sanfona1
Os mesmos fatores, aliados a uma condição de alerta do cérebro, também são os responsáveis pelo ciclismo de peso, um fenômeno comum nas sociedades modernas.
Mais conhecido como efeito sanfona ou efeito ioiô, o ciclismo de peso é o maior temor de quem tenta manter o peso. Ele ocorre quando a pessoa faz dieta, perde peso rapidamente e depois ganha todos os quilos perdidos novamente. (saude.uol)Simonia Araujo Fonseca(Unichristus)
O efeito sanfona é resultado de períodos alternados de engordar e emagrecer. Esse efeito trás problemas estéticos para o paciente, e também psicológicos.
ResponderExcluirNos problemas estéticos pode ser observado nesses paciente a flacidez, fibro edema geloides (celulites) e as estrias, onde a fisioterapia dermato-funcional irá atuar.
Nos problemas psicológicos o paciente pode se sentir mal com sua estética atual, provocando quadros de depressão, isolamento social, entre outros.
Concordo com a Luciana Bezerra quando ela diz que um dos passos para evitar esse efeito sanfona é deixar de lado as dietas malucas e dietas por curtos períodos, e fazer uma reeducação alimentar.
Para que esse tratamento tenha bons resultados é necessários tratar o paciente como um todo, podendo haver a interação de uma equipe multidisciplinar, junto com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos.
Marina Brasil (UNICHRISTUS)
O efeito sanfona é muito comum em pessoas que ao invés de mudar seus hábitos alimentares e exercícios para emagrecer, tentam e conseguem, emagrecer com aquelas dietas que perde muitos quilos em uma semana. O problema é que esse quilos, também retornam muito rápido e quando isso fica ocorrendo com muita frequência a pessoa adquiri flacidez de pele, estrias, fibro edema gelóide. Sem contar com o psicológico, que a pessoa desanima no processo de emagrecimento por conta de ficar ganhando e perdendo. E ainda mais também, em relação a problemas de saúde, que quando começam a melhorar em niveís, logo pioram. E o corpo não se estabiliza.
ExcluirPriscila de Melo Tavora Esteves (UNICHRISTUS)
O revestimento cutâneo em pacientes obesos foi submetido a distensões e retrações seriadas, o chamado “efeito sanfona”, o que pode comprometer a composição protéica responsável pela resistência e elasticidade da pele, especialmente o colágeno e a elastina.
ResponderExcluirPós perda de peso ponderal, depois de uma cirurgia bariátrica o paciente vivencia nova condição de saúde, refletida pela melhora ou mesmo pela resolução das co-morbidades, especialmente o diabetes tipo II. A própria perda de peso traz reflexos bio-psicossociais positivos. Entretanto o paciente se defronta com uma nova imagem corporal, a flacidez cutânea associada à ptose das diversas regiões anatômicas, como mamas, braços, coxas, glúteos e tronco. Também a implicações de limitações funcionais para a deambulação, micção e atividade sexual.
Como disse a nossa colega Alba Marília A fisioterapia dermato-funcional atua auxiliando no tratamento dessas sequelas, alem de influenciar positivamente no psicológico e na qualidade de vida do individuo.Ela também atua no pós-operatório variando de acordo com a cirurgia e como o procedimento foi realizado. Para redução de edema a drenagem linfática é indicada para todas as técnicas cirúrgicas e permite abordagem mais precoce. A utilização de Endermologie® é indicada, pois desagrega as fibroses promovendo um tecido mais uniforme. Conseqüências tardias também devem ser evitadas e tratadas. Para prevenção de aderência cicatricial, dor, flacidez e fraqueza muscular. Para isso, podem ser utilizados o ultra-som, crioterapia, laser, ou eletroterapia. Exercícios ativos também são fundamentais no processo de recuperação.
Artigo: MORO, Ana; ALDENUCCI,Bruno. A Atuação da Fisioterpia DErmato-funcional no Pós-operatório de cirurgia bariátrica: uma revisão de literatura. Cinergis–Vol11, n.1, p.28-36 Jan/Jun, 2010
Ana Eliete Raulino (UNICHRISTUS)
Como as colegas já haviam relatado, essa perca e ganho de pesos constantes, chamado efeito sanfona irá gerar perca ponderal para o indivíduo, pois as fibras irão se distendes e contrair novamente e com isso gera desgaste e flacidez cutânea, muscular( perde proteína), favorecendo as estrias pelo estiramento, aumento do fibro edema gelóide e flacidez cutânea. O principal motivo do efeito sanfona são as dietas mal planejadas, déficit de alguns nutrientes no organismo. A solução para a manutenção do peso desejado é a reeducação alimentar, acompanha por profissionais qualificados como nutricionistas e endocrinologista , em alguns casos também por psicólogos. A fisioterapia dermato- funcional irá influenciar nas consequências edemas, estrias, celulite com recursos como ultracavitacao, manthus, hecus, carboxiterapia, drenagens linfaticas, endermoterapia, dentre outros.
ResponderExcluirUNICHRISTUS
Nos Estados Unidos, 35% da população está acima do peso ideal. Desse percentual, 39 milhões de americanos estão obesos. No Brasil, mais de 65 milhões de pessoas excedem o peso, sendo que 10% deles são obesos. Sedentarismo, estresse e hábitos alimentares pouco saudáveis são apontados como principais causadores dessa epidemia. Os mesmos fatores, aliados a uma condição de alerta do cérebro, também são os responsáveis pelo ciclismo de peso, um fenômeno comum nas sociedades modernas.
ResponderExcluirMais conhecido como efeito sanfona ou efeito ioiô, o ciclismo de peso é o maior temor de quem tenta manter o peso. Ele ocorre quando a pessoa faz dieta, perde peso rapidamente e depois ganha todos os quilos perdidos novamente.
http://saude.hsw.uol.com.br/efeito-sanfona.htm
KASSIA MARCELINO CRISÓSTOMO (UNICHRISTUS)
Manter uma pele lisinha, sem estrias e flacidez com o passar do tempo já é difícil, essa tarefa se torna quase impossivel quando a pessoa vive no efeito sanfona (quando a pessoa engorda e emagrece várias vezes). Concordo plenamente com minha amiga PRISCILA ESTEVES, quando ela disse que esse efeito sanfona é ocasionado por pessoas que fazem dietas loucas e exercícios exagerados em vez de manter a pratica de exercícios regulares e uma alimentação saudável, ocasionando no efeito sanfona. esse engorda e emagrece acaba ocasionado estrias e uma grande flacidez. Segundo o endocrinologista Daniel Lerário, as estrias são ocasionadas quando as fibras elásticas da pele se rompem, Com essa oscilação de peso, as fibras de colágeno na derme, camada mais profunda da pele, se rompem e acabam ficando evidentes. A dermato funcional pode ajudar essas mulheres com estrias e flacidez da seguinte forma: fazer procedimentos que ajudam na produção de colágeno, como: radio frequência, carbox entre outros
ResponderExcluirDayse Peixe( UNICHRISTUS)
Ocorre com o ganho e perda de peso em um intervalo de tempo curto. Provocando um estresse na pele que se estica e relaxa rapidamente sem tempo para adaptação, podendo causar o surgimento de estrias e deixar a pele flácida.
ResponderExcluirA fisioterapia dermato funcional atua no tratamento dessa flacidez e estrias.
Janaina Santos (UniChristus)
O efeito sanfona é o inimigo número um da saúde e da pele das mulheres. Engordar e emagrecer repetidamente enfraquece o sistema imunológico, favorece o surgimento de doenças como hipertensão, provoca as temidas estrias e causa a flacidez. Para proteger o corpo dessas marcas indesejadas, é fundamental utilizar óleos e hidratantes diariamente, além de manter uma alimentação saudável e usar dos recursos da Fisioterapia Dermato funcional para ajudar na flacidez, possíveis celulites e estrias.
ResponderExcluirMAYARA MENELEU UNICHRISTUS TURMA 7
O efeito sanfona é ocasionado quando uma pessoa está acima do peso ou obesa e decide emagrecer mas que acaba ganhando peso novamente e esse
ResponderExcluirEngorda emagrece pode gerar danos a pele como a flacidez , as celulite e também as estrias e que podem ser minimizadas e até mesmo resolvidas com tratamentos estéticos adequados.Para evitar esse efeito sanfona algumas dicas são bastantes úteis para quem luta contra a balança,como gastar mais calorias do que as que consome,fazer exercícios físicos e também adequar a dieta para suas necessidades diárias. Também podemos perceber problemas na alto estima dessas pessoas que acabam não se achando capazes de obterem êxito mas é importante se ressaltar que na maioria dos casos esse efeito sanfona ocorre quando é feito dietas radicais ou uso de medicamentos e quando se para volta a ganhar peso e também aquelas pessoas que não mudam realmente sua dieta alimentar e que acabam fugindo da alimentação adequada e das atividades físicas constantes.
http://www.maisequilibrio.com.br/saude/efeito-sanfona-riscos-e-prevencao-5-1-4-391.html
MARIA ISABELE- UNICHRISTUS- TURMA 7
ExcluirO efeito sanfona, faz com que a pele sofra demais porque, primeiro ela estica quando você engorda, o que pode causar estrias, já que as fibras de colágeno e elastina se rompem. A celulite é outra que aparece rapidinho quando as células de gordura se multiplicam em seu corpo. Depois, quando você emagrece, fica com a pele flácida, isso porque o emagrecimento no efeito sanfona é rápido e sem exercícios físicos que evitam a flacidez. Resultado: pele flácida, cheia de celulite e estria. Pra recuperar isso, leva tempo, precisa de dieta, esporte e vários tratamentos estéticos que suavizem estrias, flacidez e celulite.
ResponderExcluirMENDONÇA, R.S.C., RODRIGUES, G.B.O,; As Principais Alterações Dermatológicas Em Pacientes Obesos. ABCD Arq Bras Cir Dig 2011; 24(1): 68-73)
NATHALIA MARINHO - UNICHRISTUS - TURMA 7
O efeito sanfona atualmente está muito presente pois hoje em dia há diversas formas de dieta e assim a facilidade de ganho de peso após essa dieta é bem maior caso a pessoa não venha a fazer essas dietas, assim as repercussões desse efeito sanfona são: FEG, estrias, flacidez para tratar essas patologias é necessário um protocolo de tratamento associado a exercício físico e a bons hábito alimentares.
ResponderExcluirTHAIS SOUSA- UNICHRISTUS TURMA 7
O efeito sanfona e quando o corpo engorda e emagrece varias vezes. Alguns estudos relacionam o efeito sanfona com riscos para saúde, como um sistema imunológico mais prejudicado e risco para doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras complicação. Para evitar estas doenças seria importante ter bons hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente. Entao este efeito sanfona, causa ao corpo estrias, flacidez, fraqueza muscular, desconfonto circulatório. Que é quando entra a fisioterapia dermato-funcinal podendo melhorar e amenizar estes aspectos, melhorando a auto -estima desta paciente.
ResponderExcluirhttp://maisequilibrio.com.br/nutricao/como-superar-o-efeito-sanfona-2-1-1-19.html
MARIA DELOURDES AGUIAR- UNICHRISTUS- TURMA 7
O efeito sanfona ato de emagrecer e engordar novamente pode prejudicar o organismo. Geralmente, são regimes bastante restritivos e, ao fim deles, é quase certa a recuperação de todo o peso, ou pior: a constatação de algum peso extra e suas consequências: gordura localizada, estrias e celulites.
ResponderExcluirJEANNE BATISTA JOSINO - UNICHRISTUS - TURMA 7
LEILIANE NOBRE DE OLIVEIRA UNICHRITUS TURMA 7
ResponderExcluirOs pacientes que enfrentam diversos programas de emagrecimento clínicos , onde o revestimento cutâneo foi submetido a distensões e retrações seriadas, o chamado efeito sanfona, compromete a composição proteica responsável pela resistência e elasticidade da pele, especialmente o colágeno e a elastina. Com isso podem aparecer diversas alterações na pele com flacidez, celulite e estrias. Diante dessas alterações a fisioterapia dermato funcional pode atuar com a radiofrequência na flacidez que estimula a produção de colágeno. A Endermologie na celulite há uma melhora no fluxo sanguíneo e linfático permitindo um aumento da oxigenação cutânea e a microdermoabrasão estimula a regeneração da estrias pela instalação de um processo inflamatório, com consequente estimulo da atividade fibroelastica.
O Brasil já é o segundo país no mundo que mais realiza cirurgias bariátricas, com 80 mil registros por ano, e fica atrás apenas dos Estados Unidos. Também conhecida como cirurgia de redução do estômago, ela costuma dar importantes resultados na perda de peso e na qualidade de vida dos pacientes. No entanto, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) alerta que cerca de 10% a 15% dos pacientes ganham peso acima do aceitável e 5% recuperam novamente todos os quilos perdidos com o auxílio da cirurgia.O principal estudo científico sobre os resultados da cirurgia bariátrica em longo prazo, realizado na Suécia, o Swedish Obese Study (SOS), mostrou que cinco anos depois, metade dos pacientes operados ganham 20% do peso perdido e, após 10 anos da cirurgia, apenas um terço dos pacientes mantêm o peso perdido nos primeiros dois anos.
ResponderExcluir“A obesidade é uma doença crônica. Ela tem controle, mas não tem cura. Se a pessoa faz a cirurgia, emagrece, mas não consegue manter o controle da alimentação e dos exercícios físicos e volta a ter a vida de antes, a obesidade vai voltar”, afirma o presidente da SBCBM, Josemberg Campos.
O fator psicológico conta muito. É o que explica Vanesca Medeiros, psicóloga especialista em compulsão e tratamento de obesidade, que também passou pela cirurgia bariátrica há 12 anos. “O paciente fica muito empolgado com a perda de peso, mas depois ele começa a relaxar e aí vem a compulsão e ele acaba descontando na comida”, disse Vanesca, que sofre com a obesidade desde a infância.
Aos 28 anos e com 145 quilos decidiu fazer a bariátrica e emagreceu 50 quilos. “Tive dois momentos de ganho de peso e emagreci novamente. Minha experiência ajuda muito os meus pacientes. Sempre digo: recomece agora tudo aquilo que lhe foi ensinado no momento em que você estava sendo preparado para a cirurgia”, ressalta.
A jornalista Fernanda Galvão é operada há oito anos e há um ano voltou a ganhar peso. “Cheguei a ganhar 15 quilos porque parei com o tratamento psicoterápico. Descontei toda a minha ansiedade na má alimentação.” Para reverter o ‘efeito-sanfona’, ela reforçou a dieta e voltou a praticar exercícios físicos e a fazer tratamento psicoterápico.
http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2015-11-22/como-controlar-efeito-sanfona-pos-bariatrica.html
Também chamado de fenômeno do ioiô, o efeito sanfona é aquilo que em medicina se diz “ciclismo de peso”. Trata-se da perda de peso com dieta (associada ou não à atividade física e a medicamentos) seguida de recuperação do peso perdido. É um fenômeno muito comum nas sociedades urbanas modernas. As primeiras publicações sobre o efeito sanfona coincidem com o aumento exponencial dos casos de obesidade nos Estados Unidos, há cerca de 20, 30 anos.
ResponderExcluirQuando fazemos uma redução muito drástica da quantidade de alimento ingerido (e portanto de calorias), ocorre uma redução do nível de leptina no sangue e um aumento nas concentrações de grelina. Hormônio produzido no tecido gorduroso, a leptina leva sinais de saciedade para o cérebro. Ela foi descoberta em 1994, e seu nome deriva da palavra grega leptos, que significa magro. Já a grelina é uma substância produzida no estômago com o objetivo de levar sinais de fome ao cérebro. Descoberta recentemente pelos japoneses, a grelina estimula o apetite do dia-a-dia. É o hormônio da fome.
Durante uma dieta, com a quantidade de leptina reduzida e a de grelina aumentada, o indivíduo está mais propenso a ceder à tentação na próxima vez que o alimento aparecer na sua frente. E como esses dois hormônios atuam na regulação do metabolismo, as alterações também ocasionam uma redução do gasto de calorias do organismo, favorecendo o efeito sanfona.
O maquinário de economia energética do ser humano está programado para nos defender da falta de alimento. Por isso quando perdemos peso (principalmente em dietas rígidas demais), nosso organismo “pensa” que vamos morrer de inanição porque falta comida, e tenta nos “proteger” facilitando o ganho de peso, fazendo-nos procurar comida e fazendo essa comida ser armazenada com mais facilidade.
Por isso, não adianta fazer dietas radicais demais. Quanto mais radicais - tanto em termos quantitativos (número de calorias), como qualitativos (uso de gordura, proteína e carboidrato de forma balanceada ou não)-, maior é a chance de ocorrer o efeito sanfona.
Algumas pessoas podem ter maior predisposição a apresentar oscilações de peso, mas os genes que regulam a obesidade são muitos e não há um estudo genético específico sobre esse assunto. O que se sabe, com certeza, é que sexo e idade aumentam a propensão ao efeito sanfona.
A Fisioterapia Dermato-funcional é uma área que se ocupa da avaliação e tratamento de distúrbios que têm por base alterações da funcionalidade do sistema tegumentar(constituído pela pele). A Fisioterapia começou a interessar-se por esta área com o objetivo de, através dos seus conhecimentos de anatomia e fisiologia, proporcionar um tratamento mais eficaz e seguro para o paciente, principalmente para combater a temível engorda e emagrece, '' o efeito sanfona'', que vai gerar sequelas como as estrias e flacidez tissular, podendo ser revertida ou atenuada através de equipamentos eletroterapêuticos, como radiofrequências e corrente russa para a flacidez e carboxiterapia, corrente galvânica, peelings entre outros.
http://saude.hsw.uol.com.br/efeito-sanfona1.htm
BRUNA AZEVEDO PONTE- UNICHRISTUS- TURMA 7
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOs indivíduos que apresentam o sintomas do efeito safona são aquelas que emagrem e volta a engordar varias vezes. Os indivíduos que mais são atingidas por esse efeito são aqueles que buscam emagrecer usando dietas milagrosas que dão o resultado de emagrecimento muito rápido. O emagrecimento apresenta uma relação importante na manutenção do peso, quando uma pessoa faz uma dieta com restrições, o risco de aumentar novamente o peso é muito maior, pois não houve a reeducação nutricional. Em um individuo que muda o peso constantemente a pele não tem o tempo de acomodação com o novo peso, provocando danos à saúde como também o aparecimento de celulite, estrias, envelhecimento da pele e flacidez. Os profissionais da Fisioterapia com especialidade em dermato-funcioanal tem o objetivo de prevenção, promoção e recuperação, sempre proporcionando um tratamento ideal e eficaz para o paciente com a ajuda de seus recursos que sofre do efeito safona.
ResponderExcluir1. EFEITO SANFONA. Disponível em: .
ALANA RAVENA VASCONCELOS - UNICHRISTUS. TURMA 7
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAlguns fatores como a alteração hormonal, fazem com que o corpo lute contra o novo peso e favoreça o efeito sanfona, que muitas vezes chega a ser irreversível, os principais danos causado à pele são, aumento da celulite, flacidez e estrias. Ao engordarmos, nossas células de gordura aumentarão tanto em volume como em quantidade, e essas células não vão desaparecer se emagrecermos, elas apenas desincharão. Por isso é importante que após um programa de emagrecimento, a pessoa deve enfrentar um período prolongado (entre 2 e 3 anos) de reeducação alimentar, dando oportunidade ao corpo de esquecer os padrões anteriores para não recuperar o que emagreceu.
ResponderExcluirGEÍSA MARIA BATISTA PARÁ- UNICHRISTUS TURMA 7
As consequencias do efeito sanfona podem estar associadas ao aparecimento do aspecto celulítico que constitui de gordura, flacidez e lipedema, da celulite (fibro edema geloide) e das estrias. A fisioterapia dermatofuncional vai atuar com objetivo de minimizar as complicações geradas por esse efeito, podendo utilizar como protocolo de tratamento ultracavitação, terapia combinada, radiofrequência, que em conjunto vão "quebrar" a gordura localizada e o uso da eletroestimulação para trabalhar na flacidez muscular.
ResponderExcluirSegundo Guirro (2002), a aplicação de corrente galvânica pode ser utilizado no tratamento das estrias, pois desencadeia reparação tecidual, por meio de uma inflamação aguda localizada, que restabelece de forma satisfatória a integridade dos tecidos.
Bruna Fontenele - UniChristus - 7 Turma.
Sarah Carneiro Rodrigues - UNICHRISTUS - 7ª turma
ResponderExcluirO efeito sanfona é bem comum nos dias de hoje, em que as pessoas fazem dietas muito rígidas para que possam perder muito peso em um intervalo pequeno de tempo, o resultado disso é que logo após elas voltam a engordar, como mostra na imagem acima. O efeito sanfona prejudica bastante a pele, isso se dá pela necessidade do corpo de queimar músculos ao invés de gordura, devido a rapidez do emagrecimento. Com essa rapidez a pele não consegue acompanhar e fica flácida. Ao voltar a engordar, mais uma vez a pele não aguenta e ocorre rompimentos de fibras da pele, causando as estrias. O ideal é emagrecer devagar, mantendo, uma dieta equilibrada e saudável.
O fenômeno de perder e ganhar peso repetidas vezes é chamado efeito sanfona ou iô-iô. As pessoas mais atingidas pelo efeito sanfona são aquelas que buscam emagrecer usando dietas milagrosas, nas quais há grande perda de peso de forma rápida. “A verdade é que o processo de emagrecimento apresenta grande influência na manutenção do peso. Após uma dieta de restrição drástica, o risco de aumentar o peso de gordura corporal é muito maior porque a pessoa não sofreu uma reeducação nutricional” (1).
ResponderExcluirOutro fator que faz com que o ganho de peso aconteça novamente e de forma rápida é que, durante o processo de emagrecimento, é necessário estabelecer um equilíbrio funcional de todo o organismo, para adaptá-lo a nova realidade, da pessoa mais magra. Se o processo for muito rápido, o organismo não consegue se adaptar e as chances de ganhar o peso de volta são enormes (1).
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/21232/efeito-sanfona#ixzz3uM4SjhxE
Marina Brito Bastos - Unichristus 7 turma
Gisele de Oliveira Freire - UNICHRISTUS - 7ª Turma
ResponderExcluirPelos diversos tratamentos clínicos que o paciente obeso passa antes de chegar a cirurgia bariátrica, o revestimento cutâneo foi submetido a distensões e retrações seriadas, o chamado “efeito sanfona”, o que pode comprometer a composição protéica responsável pela resistência e elasticidade da pele, especialmente o colágeno e a elastina.
A fisioterapia dermato-funcional entra no intuito de aliviar as seqüelas que a obesidades traz ao corpo humano como estrias, flacidez, e fibro edema gelóide. No ponto de vista psicológico e físico a amenização desta seqüela é positiva em relação à qualidade de vida do indivíduo.
Referência:
ALDENUCCI, Bruno Gil; MORO, Ana Karina Egg. A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRÚRGIA BARIÁTRICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Cinergis, v. 11, n. 1, 2011. Disponível em < http://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1126>
Os problemas para aqueles que vivem no ciclo engorda-emagrece são vários. O "efeito sanfona" vai fazendo a pele ficar flácida. "Com o tempo, aparece celulite e mais tarde, estrias. Então, a pele acaba com aspecto envelhecido e feio.Além disso, pessoas obesas são mais propensas a desenvolver males como aumento do colesterol ruim, hipertensão, diabetes, infarto, derrame.
ResponderExcluirSem contar que ficar ganhando e perdendo peso acaba com a autoestima de qualquer um. Assim, sentimentos como a tristeza e insegurança se tornam comuns. Depois de algum tempo, a pessoa tende a ficar desiludida, acreditando que nunca conseguirá permanecer magra, e que, portanto, deve deixar a saúde de lado.
A pele não está preparada para tais eventos como o efeito sanfona que se dá pelo rompimento das fibras de colágeno e elastina acarretando no aparecimento da flacidez estrias e celulites, que podem ser reduzidos e até mesmo reduzidos com os tratamentos estéticos da fisioterapia dermato-funcional. Porém o melhor é ser evitado essa aparecimento de alterações indesejáveis dá pele atrás do controle de dietas e práticas de exercícios.
ResponderExcluirJAMILLY PONTES - UNICHRISTUS - 7 TURMA
O efeito sanfona é o inimigo número um da saúde e da pele das mulheres. Engordar e emagrecer repetidamente enfraquece o sistema imunológico, favorece o surgimento de doenças como hipertensão e provoca as temidas estrias. Para proteger o corpo dessas marcas indesejadas, é fundamental utilizar óleos e hidratantes diariamente, além de manter uma alimentação saudável. As dietas restritivas são as principais causas do efeito sanfona. Na tentativa de emagrecer rápido, muitas mulheres recorrem a dietas malucas e cheias de privações, como as dietas da lua, da sopa, do abacaxi. O problema é que ao restabelecer os hábitos alimentares antigos, os quilos perdidos voltam rapidinho e em maior quantidade.
ResponderExcluirNesse processo de engordar e emagrecer, a pele sofre um estiramento rápido e as fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade do tecido rompe-se e formam cicatrizes.
ALUNA: ANTÔNIA JÉSSIKA FÉLIX DA SILVA
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL- UNICHRISTUS
TURMA 8
Atualmente, os procedimentos estéticos têm sido amplamente divulgados pela mídia em geral, e isto tem levado um grande número de clientes dispostos a desfrutar de técnicas inovadoras disponíveis nas mais diversas áreas de atuação da estética, buscando ansiosamente um resultado em comum: Sentir-se melhor consigo mesmo.Diversas disfunções estéticas podem ser facilmente percebidas, principalmente as desencadeadas diretamente na pele uma delas é o efeito sanfona. Dessa forma, optou-se por objeto do presente estudo, as
ResponderExcluirmanifestações e tratamento das estrias em seu estágio inicial, denominadas estrias rubras.
As estrias são caracterizadas por lesões da pele, que além de gerar uma imagem, uma sensação desagradável na pele, apresenta grande impacto social, principalmente em mulheres, que estão em busca de satisfação pessoal. Esses distúrbios podem se desencadear desde a fase da adolescência até a fase adulta. Pode ser visto com mais frequência em pessoas obesas e também podendo ser agravadas no período da gravidez ou por meio de utilização de
medicamentos. Os principais pontos de incidências são os glúteos, abdômen, coxas, região dorsolombar, mamas e áreas deltóideas.
Com o auxílio da tecnologia, em constante evolução, diversos tratamentos têm surgido com o intuito de amenizar os impactos causados pelas estrias, tais como o Peeling químico, Peeling físico, Carboxiterapia, Microdermoabrasão, além de massagens, entre outros.
A microdermoabrasão é um procedimento não-invasivo, um recurso esfoliante que pode ser utilizado como uma técnica de peeling mecânico de caráter superficial, promovendo a abrasão de acordo com o grau necessário.