quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Quando fazer as plásticas?


As cirurgias plásticas devem ser feitas quando o objetivo da perda de peso estipulada pelo seu cirurgião bariátrico for atingido ou quando ocorre a estabilização do peso. A estabilização do peso ocorre geralmente entre 18 e 24 meses após a cirurgia bariátrica. Em alguns casos, a cirurgia plástica é necessária muito antes da estabilização, quando a sobra de pele e excesso gorduroso prejudicam a locomoção. Quais as principais regiões que necessitam de reparação por meio de cirurgia plástica nas grandes perdas ponderais? Como a Fisioterapia Dermatofuncional pode contribuir para o êxito do tratamento desses pacientes?

50 comentários:

  1. A região posterior de braços, parte interna da coxa, abdômen porção inferior, área do pescoço. Essas regiões são propensas a cirurgia plástica após uma cirurgia barataria, mas também depende do tonus de cada um como também do seu estilo de vida. A Dermato-funcional através de suas técnicas e recursos ajudará bastante nesse processo. Pois já existem no mercado alguns equipamentos como laser,radiofrequencia,além de várias correntes que irão proporcionar uma melhor firmeza a pele, diminuindo os líquidos retidos como melhorando o tonus muscular.
    Aluna: Thaís gurgel pegado( pós Unichristus)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UNICHRISTUS
      Regiões como a parte posterior de braços, parte interna da coxa, abdômen, pescoço., apresentam uma flacidez significativa sendo assim indicativos para cirurgia plástica, uma vez que mexe com a autoestima desses pacientes. Logo após a cirurgia, a fibrose é intensa, endurecida e sensível. Vários são os fatores que podem influenciar no aparecimento desta: Repouso inadequado; leves traumas na região (como pegar peso, ou pegar o filho no colo); uso incorreto da cinta cirúrgica;
      reação do próprio organismo à agressão sofrida. Por isso, os cuidados no pós-operatório são essenciais, dentre eles em destaque a drenagem linfática pós-cirúrgica, o uso de cintas, uso de protetor solar na região, evitar esforço físico na fase inicial, manter assepsia e uma alimentação adequada, com vitaminas e minerais que desempenham papel importante. Um pré-operatório atualmente é recomendado na cirurgia de lipoaspiração, com drenagem, microcorrentes, esfoliações, entre outros. É atribuída ao pré-operatório, juntamente a um bom pós-operatório, a chance de uma cirurgia bem sucedida .


      Excluir
  2. Flor (UNICHRISTUS)

    Devido as grandes perdas ponderais, há o surgimento de dobras de pele em excesso que podem ocasionar dermatites, limitações funcionais, dificuldades de higiene e prejuízo na atividade sexual, o que gera uma baixa qualidade de vida ao ex- obeso, além de problemas psicológicos (depressão, baixa estima, vergonha...). As regiões que mais necessitam de reparação por meio de cirurgia plástica são: abdome, coxas, braços, peito, tórax. O excesso de pele contida nessas áreas dificultam muitas vezes a deambulação, A fisioterapia dermatofuncional atua no sentido de amenizar ou menos eliminar algumas das alterações sofridas durante o processo de emagrecimento e principalmente após a cirurgia plástica; diminuindo cicatrizes, liberação de aderências, modelagem do corpo através de massagens modeladoras e drenagens linfáticas, uso de equipamentos que possibilitam uma maior e mais rápida resposta (corrente russa, radiofrequência, eletroestimulação, striat, carboxiterapia, fonoforese, indicação de produtos para manutenção visando otimizar ainda mais os resultados além de orientações sobre alimentação e a prática de atividade física.

    ResponderExcluir
  3. Como já citado pelas colegas de turma as regiões do corpo que mais são comprometidas com a perda de peso são os braços, região interna das coxas, abdômen, seios e também o pescoço, inferior do queixo. A fisioterapia dermatofuncional com os aparelhos e técnicas pode minimizar os efeitos da perda de peso e principalmente no pós operatório das cirurgias plásticas com a drenagem linfática, liberação de cicatrizes, reeducação postural, alívio da dor. Vale lembrar que a atividade física regular e a reeducação alimentar são importantes nesse processo.

    Thais Costa Lima Rios (Unichristus)

    ResponderExcluir
  4. Como a Flor disse, apos a bariátrica há devido a redução brusca de gordura, ocorre a sobra de pele (flacidez) que podem ocasionar dermatites (devido o atrito das dobras cutâneas), limitações funcionais(deambulação), dificuldades de higiene e atividade sexual. As áreas mais acometidas são: abdome, coxas, braços, peito, tórax. A fisioterapia dermatofuncional pode ajudar a melhorar a qualidade dessa pele (flacidez), atuar melhorando a circulação(drenagem linfatica), no pós de cirurgia plástica; diminuindo edema, dor, cicatrizes, fibroses. Entre os recursos mais usados estão a drenagem linfatica, massagens, radiofrequência, corrente russa ou aussie, manthus.

    CAMILA RODRIGUES (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  5. A cirurgia plástica é geralmente necessária após uma gastroplastia devido à perda brusca de peso, que acarreta uma considerável flacidez. É indicada quando o paciente já atingiu o peso esperado ou quando houve estabilização do peso, o que acontece por volta de dois anos. Essa cirurgia plástica pode ser conseguida através de planos de saúde ou SUS se for provada ser uma cirurgia reparadora, e o paciente passará por um médico perito para tal liberação. O paciente sofre com problemas posturai, dermatites e assaduras, problema sexual e até dificuldade de integração com outros. Esses são considerados critérios para a liberação da cirurgia. As mais realizadas são abdominoplastia, mamoplastia e lifting de braço e coxa. A fisioterapia dermatofuncional é necessária nesse pós operatório, diminuindo dor e edema, atuando na liberação de cicatrizes, ajudando na postura, fibroses, e podmeos utilizar recursos como a drenagem linfática, ultra som, radiofrequência, liberação tecidual.
    Priscila de Melo Tavora Esteves (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  6. As principais áreas que necessitam de reparo são braços, região interna das coxas, abdômen, seios e a conhecida "papada" no pescoço. A fisioterapia dermato funcional pode atuar na melhoria do aspecto da pele, inchaço do pós operatório, atuando com a drenagem linfática manual, melhorando a dor e edema, atuar nas cicatrizes e fibroses, liberando o tecido, são utilizados diversos recursos para melhoria dessa paciente, dentre eles como a Camila Rodrigues citou é a drenagem linfática manual, radiofrequência, manthus(ultra-som).
    Thycianne Bezerra ( UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  7. Raimunda Tayane (Unichristus)

    Após a cirurgia bariátrica, na maioria dos casos há a necessidade de reparos teciduais como na região do abdômen, seios, região interna das coxas, braços e papada. A Fisioterapia dermato funcional atua tanto antes da cirurgia nas dermatites, assaduras e etc. Como após, nas cicatrizes, aderências, no edema entre outros.

    ResponderExcluir
  8. A cirurgia plastica reparadora acontece após a bariátrica, pois devia uma perda muito grande gordura leva uma flacidez exagerada da pele podendo ocasionar alguns problemas para o paciente, como dermatites, problema de locomoção, e pela estética mesmo. As regiões mais comum para reparação é o abdômen, braço, região interna da coxa, mama e pescoço. A fisioterapia dermato funcional dispões de diversos recursos para o tratamento como drenagem linfática, ultrassomm, manthus, radiofraquencia afim de aliviar o edema, fibroses, alivio da dor e adquirir uma boa cicatrização. Joyce Frota (UniChristus)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A cirurgia plástica se torna a última etapa do tratamento multidisciplinar do obeso, tendo por objetivo a restituição de uma melhor harmonia corporal e sua melhor reintegração em seu meio social, além de participar do tratamento de complicações orgânicas, tais como dermatites, distúrbios posturais, emocionais (depressão) e higiênicos.
    A região mais afetada apos a cirurgia bariatrica é o abdome, seguindo-se de mamas e coxas e posteriormente dorso, braços, culotes e face.
    A fisioterapia dermato funcional atua com tratamentos para aliviar a dor, o edema, as fibroses, utilizando diversos recursos como a drenagem linfática e a eletroterapia, por exemplo.
    Alba Marília (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  11. Após 1 ano da cirurgia bariátrica, a estabilidade de peso já deverá estar próxima, desde que sejam seguidas todas as orientações, assim se faz necessária a programação do tratamento reparador. As principais regiões que são realizadas com maior frequência as cirurgias plásticas são abdômen, mama, região medial do braço, parte interna da coxa. A Fisioterapia Dermatofuncional tem uma grande importância tanto no pré como no pós operatório, no pré operatório pode ser feito drenagem linfática e exercícios respiratórios e no pós concordo com a Priscila Esteves que deve ser feito a fisioterapia para diminuir a dor e edema, amenizar as aderências e fibroses, esses objetivos são tratados por meio da drenagem linfática, ultrassom, radiofrequência, manthus, endermologia, devemos está realizando também exercícios físicos para melhorar o condicionamento cardiovascular do paciente. (Unichristus)

    ResponderExcluir
  12. as cirurgias reparadoras são de extrema importância e devem ser feitas quando o peso perdido é atingido. Infelizmente o SUS não cobre essas plásticas e muitos dos pacientes não podem pagar uma particular. A fisioterapia dermato-funcional pode atuar com as drenagens linfáticas, com massagem de cyriax, exercícios respiratórios, trinos de marcha, dentre outros. (UNICHRITUS)

    ResponderExcluir
  13. Como já foi abordado inicialmente sobre a indicação para a realização das plásticas no que deve ser no mínimo de 12-18 meses após a cirurgia da obesidade, pois nesse período, o paciente já estabilizou o processo de perda ponderal resultante da cirurgia bariátrica.
    A cirurgia plástica pós bariátrica tem como objetivo remover grandes excessos de pele sem cicatrizes importantes. As principais regiões que necessitam de reparação por meio de cirurgia plástica são abdômen, coxas, tórax, peito e braços.
    Entre os tipos de cirurgia plástica mais realizada são abdominoplastia, braquioplastia, mamoplastia com ou sem inclusão de prótese mamária de silicone.
    A Fisioterapia Dermato-Funcional tem como forma de tratamento a eletrotermofototerapia e as terapias manuias (MEYER; et al,2003). Utilizando de diversos recursos tais como a eletroestimulação, a radiofreqüência, striat, carboxiterapia, fonoforese, drenagem linfática e dentre outros, com o objetivo não só a promoção da beleza física, mas na recuperação físico-funcional dos distúrbios endócrino metabólicos, dermatológicos e musculoesqueléticos. (BORGES,2010).
    Renata Aguiar Parente (Unichristus)

    ResponderExcluir
  14. Concordando com o que foi falado, as regiões que mais necessitam de reparação por meio de cirurgia plástica são o abdome, coxas, braços, peito e tórax. O excesso de pele contida nessas áreas dificultam muitas vezes a deambulação e sua higiene pessoal.
    Vale informar que as cirurgias de remoção de excesso de pele (retirada do avental abdominal, mamoplastia redutora, dermolipoctomia braçal, entre outras) consistem no tratamento indicado contra infecções e manifestações propensas a ocorrer nas regiões onde a pele dobra sobre si mesma. A Fisioterapia Dermato-Funcional e seus técnicas como: drenagem linfática, liberação tecidual, manthus, radiofrequência, dentre outros, são de grande importância pela aceleração, resultado e recuperação da cirurgia, melhorando tanto o aspecto da pele como evitando alguma complicações pós-cirúrgicas.
    Érika Tabosa (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  15. Concordo com as pessoas que dizem que é necessário realizar a cirurgia reparadora no abdome, coxas, braços e seios, na minha opinião é de fundamental importância, pois além de ajudar na realização das atividades, melhora e muita auto estima o paciente, pois além da saúde ele busca também a beleza.
    A fisioterapia dermato funcional age com suas técnicas na melhora da condição da pele e de cicatrizes, aderências teciduais, FEG, estrias entre outros.
    (Germana Ívina Vasconcelos – UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  16. Regiões: abdomen, peitoral, mamas, região interna de coxas, região posterior de braços. Na dermato-funcional podem ser realizadas drenagens linfáticas para redução de edema, massagens para melhora da circulação e para liberação cicatricial, radiofrequência para flacidez como também para fibroses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As regiões do corpo que podem ter excesso de pele são: posterior de braços, parte interna da coxa, abdômen porção inferior, área do pescoço.
      A Fisioterapia dermato-funcional pode atuar de diversas formas nesses pacientes tais como: massagens para melhora da circulação e para liberação cicatricial, radiofrequência para flacidez como também para fibroses, drenagem linfática para retenção de líquidos e edemas.
      (Maria Epunina da Paz Lima Oliveira - UNICHRISTUS)

      Excluir
  17. É Preciso realizar plásticas nas regiões onde há um grande excesso de pele e que não é possível ser eliminado com atividade física, deve ser feito não só pela estética mais também por dificultar certas atividades, como limpeza da região e assaduras devido o atrito e também pelo incomodo causado por esse excesso. A Fisioterapia Dermato funcional é de grande importância nesse período, podendo realizar várias técnicas com a drenagem linfática, radiofrequência, liberação tecidual e exercícios respiratórios, pois nessa fase o paciente estará sentido desconforto podendo prejudicar sua respiração, às técnicas utilizada servem para diminuir a dor e edema, amenizar as aderências e fibroses.
    (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  18. O outro ponto fundamental da qualidade de vida é o retorno da auto-estima e do bem estar social. Após os grandes emagrecimentos, proporcionados pela cirurgia bariátrica, o paciente passa inexoravelmente a apresentar grandes excessos de pele na forma de flacidez localizada principalmente no abdômen, braço, pernas e mamas. Isso se deve à grande distensão da pele pela gordura durante longo período, levando à perda da elasticidade, comprometendo a retração adequada após a redução do peso.
    Após praticamente dois anos decorridos da cirurgia bariátrica, o paciente entra em um platô de estabilidade ponderal. Já não mais apresenta muito dos riscos à saúde de antes, assim como sente sua qualidade de vida melhorada. Porém a auto-estima e o bem estar social ainda se encontram comprometidos pela flacidez da pele, o que pode levar à sensação de êxito parcial do tratamento. É justamente nessa fase que a cirurgia plástica tem muito a oferecer. A correção das deformidades geradas pelo grande emagrecimento, através de ressecção de pele e remodelamento corporal, tem como objetivo não só a estética, mas também a elevação da auto-estima, aceitação social, completando a qualidade de vida tão almejada.
    Kássia Marcelino Crisóstomo (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  19. como foi dito no texto as cirurgias são recomendas com a estabilização do peso ou quando as dobras de pele em excesso prejudicam as avd´s das pessoas, essas dobras podem ocasionar dermatites, limitações funcionais, dificuldade de higiene e prejuízo na atividade sexual, ocasionando uma pobre qualidade de vida ao ex-obeso. as cirurgias mais comuns apos grandes perdas ponderais são: abdome( abdominoplastia),mama (mamoplastia), braço( braquioplastia), coxas ( cruroplastia)... a fisioterapia dermato funcional pode agir tanto no pré como no pós operatório. no pré operatório o fisio irá preparar o ex-obeso para a cirurgias através de drenagens , para aumentar a imunidade do individuo e pode unir a terapias respiratórias, pois o profissional deve ser completo. no pós a fisio continuará com as drenagens e pode ser inserido agora uma onda ultrassônica para melhhoras a oxigênação tecidual prevenindo o paciente de fibroses.

    Dayse Peixe( UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  20. Regiões como a parte posterior de braços, parte interna da coxa, abdômen, pescoço., apresentam uma flacidez sendo indicados para cirurgia plástica. A fisioterapia dermato- funcional irá atuar com drenagem linfática, diminuindo os inchasos que o paciente apresenta após a cirurgia. Como o paciente também apresenta dores, edemas a eletroterapia também ajuda bastante.

    Luiza Porfirio (UNICHRITUS)

    ResponderExcluir
  21. As principais regiões mais acometidas com excesso de pele após uma cirurgia bariatrica são nos braços,pescoço, barriga e parte posterior das coxas. A fisioterapia dermato funcional atua melhorando a flacidez da pele, estrias e como melhorando a cicatriz por conta da cirurgia. Mas existe também a orientação do fisioterapeuta para que o paciente faça tudo o que foi lhe informado da maneira proposta.

    MAYARA MENELEU UNICHRISTUS TURMA 7

    ResponderExcluir
  22. As principiais regiões são: braços, internos de coxas pescoço e posterior das costas. O tratamento dermatofuncional pode trabalhar com a parte dos edemas após o pós operatório, flacidez e as possíveis cicatrizes isso tudo através de equipamentos que busquem os melhores resultados.

    THAIS SOUSA- UNICHRISTUS TURMA 7

    ResponderExcluir
  23. O abdômen é o local onde se concentra a maior queixa dos pacientes, além de ser símbolo da obesidade por si só, o excesso de pele e gordura acumulados principalmente sobre o abdômen inferior e região genital comumente é a primeira região a ser abordada. Dependendo da composição corporal e da perda de peso
    atingida, a técnica pode variar desde uma abdominoplastia convencional até procedimentos mais complexos, como a abdominoplastia em âncora. Outras áreas que possuem maiores queixas também, é os braços, internos de coxas, pescoço e posterior das costas. A Fisioterapia dermato-funcional pode atuar de diversas formas nesses pacientes tais como: drenagem linfática para retenção de líquidos, edemas e melhora da circulação, liberação tecidual, radiofrequência para flacidez como também para fibroses; e assim melhorando a recuperação e qualidade de vida do paciente.

    NATHALIA MARINHO - UNICHRISTUS - TURMA 7

    ResponderExcluir
  24. Geralmente estes paciente recorrem a um cirurgião plástico para fazerem correção da barriga, mama ou braços. pois devido a grande diminuição do peso eles ficam com excesso de pele. O fisioterapeuta faz drenagem linfática para melhorar o linfo edema e melhorar a dor. também faz uso de outros recursos como a radiofreguencia, ultra som, manthus para melhorar o aspecto da pele.

    MARIA DELOURDES AGUIAR - UNICHRISTUS TURMA 7

    ResponderExcluir
  25. A cirurgia plástica no Ex-obeso é hoje uma nova categoria dentro da especialidade. São cirurgias que envolvem um cuidado redobrado, tanto na parte clínica (com atenção para anemia), como na parte cirúrgica (pelo risco aumentado de hematomas e deiscências das suturas). Elas são feitas em praticamente todas as regiões do corpo, devido à quantidade de pele que sobra após a grande redução ponderal. Na face: a Ritidoplastia (lift), e a Blefaroplastia (pálpebras); no corpo: Mastopexia com prótese de mama, Abdominoplastia (normal, em Âncora, ou Circunferencial, quando necessário), Flancoplastia, Gluteoplastia, Lift de braços e de coxas, e Toracoplastia.
    JEANNE BATISTA JOSINO - UNICHRISTUS - TURMA 7

    ResponderExcluir
  26. LEILIANE NOBRE DE OLIVEIRA, UNICHRITUS TURMA 7
    Cirurgia plástica pós-bariátrica é a cirurgia de lifting corporal para correção das deformidades após grande perda ponderal. Após a cirurgia bariátrica ou gastroplastia (“redução do estômago”) geralmente há grande perda de massa em curto espaço de tempo. Com a diminuição do tecido adiposo, ocorre, quase sempre, sobra de pele na região abdômen, seguida pela mama, coxa,braço e tórax. A cirurgia plástica tem papel fundamental no resultado deste trabalho multidisciplinar de tratamento da obesidade. A cirurgia plástica pós-bariátrica ou pós-gastroplastia é a etapa final que consagra otratamento devolvendo ainda mais qualidade de vida para estes pacientes. A Fisioterapia Dermato Funcional entra nesse processo com a drenagem linfática manual, onde promove uma grande melhora no desconforto e quadro álgico, tratamento de edema, hematomas, da fibrose e correção da mesma.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Cirurgia plástica pós-bariátrica ou ex-obesos é a cirurgia de lifting corporal para correção das deformidades após grande perda ponderal. A Gastroplastia e cirurgia bariátrica vêm aumento a passos largos no Brasil e no mundo. O resultado são muitos e muitos pacientes ex-obesos que, agora, necessitam complementar seu tratamento. Após a cirurgia bariátrica ou gastroplastia (“redução do estômago”) geralmente há grande perda de massa em curto espaço de tempo. Com a diminuição do tecido adiposo, ocorre, quase sempre, sobra de pele. A cirurgia plástica tem papel fundamental no resultado deste trabalho multidisciplinar de tratamento da obesidade. A cirurgia plástica pós-bariátrica ou pós-gastroplastia é a etapa final que consagra o tratamento devolvendo ainda mais qualidade de vida para estes pacientes.É muito comum, após grande perda ponderal, a paciente se incomodar com a queda importante sofrida das mamas, além da diminuição do seu volume.
    Na maioria das vezes, as aréolas também se apresentam uma posição bem baixa e, por vezes, localizadas na curvatura das mamas, encostando no tórax. A cirurgia plástica de mamoplastia após a gastroplastia tem o objetivo de levantar as mamas, restabelecendo o volume com próteses de silicone (necessárias na maioria das vazes, mas nem sempre) e aumentar a auto-estima feminina.

    ResponderExcluir
  29. BRUNA AZEVEDO PONTE- UNICHRISTUS- 7 TURMA

    Cirurgia plástica pós-bariátrica ou ex-obesos é a cirurgia de lifting corporal para correção das deformidades após grande perda ponderal. A Gastroplastia e cirurgia bariátrica vêm aumento a passos largos no Brasil e no mundo. O resultado são muitos e muitos pacientes ex-obesos que, agora, necessitam complementar seu tratamento. Após a cirurgia bariátrica ou gastroplastia (“redução do estômago”) geralmente há grande perda de massa em curto espaço de tempo. Com a diminuição do tecido adiposo, ocorre, quase sempre, sobra de pele. A cirurgia plástica tem papel fundamental no resultado deste trabalho multidisciplinar de tratamento da obesidade. A cirurgia plástica pós-bariátrica ou pós-gastroplastia é a etapa final que consagra o tratamento devolvendo ainda mais qualidade de vida para estes pacientes.
    É importante lembrar que os textos se dirigem para qualquer paciente ex-obeso ou após grande perda ponderal independentemente se foi após cirurgia bariátrica ou após dieta.

    Mamoplastia Pós-Bariátrica ou Pós-Gastroplastia (Cirurgia Plástica de Mamas)

    É muito comum, após grande perda ponderal, a paciente se incomodar com a queda importante sofrida das mamas, além da diminuição do seu volume. Na maioria
    das vezes, as aréolas também se apresentam uma posição bem baixa e, por vezes, localizadas na curvatura das mamas, encostando no tórax. A cirurgia plástica de
    mamoplastia após a gastroplastia tem o objetivo de levantar as mamas, restabelecendo o volume com próteses de silicone (necessárias na maioria das vazes, mas nem sempre) e aumentar a auto-estima feminina.

    A mamoplastia pós-gastroplastia normalmente é realizada seguindo a técnica clássica do Professor Pitanguy, que resulta em uma cicatriz em "T", que normalmente tem bom aspecto no final. Como já mencionamos, na maioria dos casos é necessária a colocação de próteses de silicone, pois as mamas costumam apresentar uma flacidez importante de pele com perda de conteúdo. Além disso, após essa perda de peso, o conteúdo mamário acaba tendo um conteúdo gorduroso muito importante em relação à glândula, que resulta em falta de firmeza. Os implantes de silicone dão conteúdo e a firmeza que faltam. A recuperação e os cuidados são semelhantes àqueles de uma cirurgia plastica de mamoplastia com próteses

    ResponderExcluir
  30. BRUNA AZEVEDO PONTE- UNICHRISTUS- TURMA 7
    CONTINUAÇÃO

    Abdominoplastia Pós-Gastroplastia ou Pós-Bariátrica (Cirurgia Plásticado Abdômen)

    Os excessos de pele e gordura que ocorrem após a gastroplastia são, no abdômen, não somente no sentido vertical (de cima para baixo), mas também no sentido circunferencial (ao redor, na cintura). Após nossa avaliação criteriosa decidimos juntamente com o paciente se a abdominoplastia será realizada pela técnica clássica (que trata apenas o excesso longitudinal), ou pela técnica em âncora, também denominada Flor-de-Lis. Esta última resulta em uma cicatriz em "T" invertido no abdômen, mas trata a flacidez tanto no sentido longitudinal, quanto no circunferencial. Esta técnica é reservada para os casos mais severos. A cirurgia plástica do abdômen pós-cirurgia bariátrica é realizada utilizando os mesmos princípios dos pacientes sem gastroplastia. Apresenta evolução usual independente da técnica utilizada, e tem a mesma recuperação que em pacientes que não tiveram grande perda ponderal. A única diferença pode residir na necessidade de um tempo um pouco maior da presença do dreno aspirativo no abdômen, podendo este permanecer até sete a dez dias.
    Outro detalhe importante é que na técnica em âncora não há descolamento, para se diminuir a formação de seroma.



    Lifting Crural (de Coxas) Pós-Gastroplastia ou Pós-Bariátrica

    A cirurgia plástica das coxas pós cirurgia bariátrica ou gastroplastia é realizada, maioria das vezes, com uma lipoaspiração da face interna do terço superior das coxas, diminuindo o peso do retalho e facilitando a retirada de pele nas coxas ao nível das virilhas.
    A retirada do excesso de pele pode ser realizada resultando em uma cicatriz ao longo das virilhas, somente (técnica escolhida na maioria dos casos), ou com um prolongamento na face interna das coxas, podendo se estender até os joelhos (para os casos de flacidez severa).


    Braquioplastia (Cirurgia Plástica de Braços Pós-Gastroplastia ou Pós-Bariátrica)

    A braquioplastia torna-se necessária, após a perda de peso importante, devido à possibilidade de flacidez nos braços a ponto de dificultar o uso de roupas justas ou causar constrangimentos com determinados movimentos com os braços.
    A cirurgia nesses casos, na maioria das vezes, resulta em uma cicatriz longitudinal (ao longo da face interna dos braços), que pode se estender da axila ao cotovelo.
    Nos casos mais leves, pode-se realizar apenas uma lipoaspiração na face póstero-lateral dos braços, sem deixar cicatrizes aparentes.

    Torsoplastia (Cirurgia Plástica do Dorso e Flancos Pós-Bariátrica)

    Essa cirurgia é normalmente realizada em continuação com a abdominoplastia e resulta em uma cicatriz baixa, nas costas, semelhante à da abdominoplastia, para tratar a
    flacidez ao nível da cintura, nas costas. Quando a flacidez é alta, acima dos flancos posteriores, e incomoda bastante quando se usa o sutiã, pode-se realizar uma retirada de pele gordura nas costas num nível mais alto, resultando em uma cicatriz escondida pelo soutien de cada lado.


    ResponderExcluir
  31. BRUNA AZEVEDO PONTE- UNICHRISTUS- TURMA 7
    CONTINUAÇÃO
    Gluteoplastia Pós-Bariátrica (Cirurgia Plástica de Implantes de Silicone nos Glúteos)

    Com a perda de peso após a gastroplastia, a flacidez e falta de volume nos glúteos podem incomodar. A solução é a colocação de implantes (proteses) de silicone nos
    glúteos. A cirurgia plástica dos glúteos é realizada com uma incisão entre os glúteos,sem deixar cicatrizes aparentes. As protese são colocadas no meio dos músculos,
    resultando em uma projeção homogênea e atraente. Como detalhe desta cirurgia, os pacientes precisam ficar um mês sem se sentar, mas a maioria não vê problema nisto e se satisfaz com a excelência dos resultados dessa cirurgia plástica.


    Lifting de Glúteos ou Levantamento de Glúteos

    Outra opção é o lifting de glúteos. Quando há grande sobra de pele e/ou o paciente não deseja utilizar prótese de silicone, pode-se realizar o lifting com os próprios tecidos do paciente. Com esta técnica, consegue´-se forma e volume dos glúteos sem a inclusão de próteses. Por outro lado a cicatriz é maior e mais aparente que as de inclusão de prótese de glúteo.


    Lipoaspiração após a Gastroplastia (Lipo Pós-Cirurgia Bariátrica)

    Quando a perda de peso, apesar de grande, ainda deixou algumas gorduras localizadas e sem muita flacidez de pele, pode-se realizar a lipoaspiração nessas áreas, com resultados satisfatórios. Deve-se apenas ter em mente os limites de volume (5 a 7%) e de superfície corporal (40%) para que o procedimento de lipoaspiração seja feito com toda a segurança. Áreas do corpo que podem ser lipoaspiradas incluem submento (papada), dorso, flancos, abdômen, culotes, face interna de coxas, joelhos e região pré-axilar

    Ritidoplastia ou Lifting Facial após Cirurgia Bariátrica

    A cirurgia plástica da face pós-bariástria ou pós-obesidade genericamente segue os princípios básicos da ritidoplastia efetuada em pacientes que desejam amenizar os efeitos do tempo. Porém algumas características importantes e inerentes aos pacientes pós-bariátrica ou ex-obesos devem ser observadas. Nestes pacientes há maior flacidez do tegumento, do tecido subcutâneo, provavelmente por absorção da camada adiposa, e da camada muscular. Por isto, em alguns casos após cirurgia bariátrica ou gastroplastia, faz-se necessário enxertia de gordura.

    ResponderExcluir
  32. as regiões mais afetadas após uma gastroplastia são, a região posterior de braços, parte interna da coxa, abdômen porção inferior, área do pescoço. Por conta desse excesso de pele que surge com a perda de peso apos a cirurgia, muitos pacientes optam por cirurgias plástica reparadoras. A fisioterapia dermatofuncional atua amenizando ou eliminando algumas das alterações sofridas durante o processo de emagrecimento assim contribuindo pra o bem estar do paciente.

    GEÍSA MARIA BATISTA PARÁ - UNICHISTUS TURMA 7

    ResponderExcluir
  33. Quando um obeso se submete a cirurgia bariátrica sabe-se que provavelmente futuramente ele recorrerá a cirurgias reparadoras, quando estiver seu peso estabilizado. A região mais afetadas e que gera mais incomodo nos pacientes é o abdômen, braços e mama então vão em busca de profissionais que os ajudará tanto no pré como no pós operatório da cirurgia reparadora. Os profissionais da Fisioterapia com especialidade em dermato-funcioanal tem o objetivo de prevenção, promoção e recuperação físico-funcional de distúrbios endócrinos, metabólicos, dermatológicos, circulatórios e musculo-esqueléticos, sendo direcionada principalmente a área da estética, esses profissionais possuem conhecimento na parte muscular, fisiológica e patológica resultando em um tratamento eficaz sem trazer danos a saúde do paciente. Então, o fisioterapeuta além de orientar os pacientes vai em busca de um tratamento ideal para o paciente melhorando o tonos muscular, flacidez, evitando o aparecimento de fibroses, edemas dentre outras disfunções.

    ALANA RAVENA VASCONCELOS - UNICHISTUS. TURMA 7

    ResponderExcluir
  34. Os pacientes de pós bariatrica que ficam com excesso de pele em alguns casos acabam ficando bastantes incomodados pois são além de inesteticos,causando danos psicológicos ao paciente que não se sente nada bem ao se olhar em um espelho e ver sua versão magro mas cheio de pele sobrando, prejudiciais na higiene pessoal,na sua atividade sexual em algumas atividades do cotidiano como uma caminhada, pedalar. Portanto alguma cirurgias reparadoras, as chamadas cirurgia de contorno corporal são a opção desses pacientes, os locais onde são mais afetados são abdômen, parte interna da coxa, mama ou peitoral, braços entre outras. A Fisioterapia Dermato Funcional atuam tanto na recuperação pós cirurgia de contorno corporal(drenagem linfática por exemplo), como orientação de cuidado dos pontos, cicatriz; além de tratar outras possíveis disfunções ou acometimento como cicatrizes queloideanas, fibroses, melhora da aparência da cicatriz, melhora da musculatura e também da pele.

    MARIA ISABELE - UNICHRISTUS - TURMA 7

    ResponderExcluir
  35. As regiões que mais necessitam de reparação por meio de cirurgia plástica são o abdome, coxas, braços, peito e tórax. O excesso de pele contida nessas áreas dificultam muitas vezes a deambulação e sua higiene pessoal.A Fisioterapia Dermato-Funcional e seus técnicas como: drenagem linfática, liberação tecidual, manthus, radiofrequência, dentre outros, são de grande importância pela aceleração, resultado e recuperação da cirurgia, melhorando tanto o aspecto da pele como evitando alguma complicações pós-cirúrgicas.

    Bruna Fontenele - UniChristus - 7 turma

    ResponderExcluir
  36. Sarah Carneiro Rodrigues - UNICHRISTUS - 7ª turma

    Devido a grande quantidade de peso perdido, os pacientes que se submeteram a cirugia bariátrica apresentam, em sua maioria, grande quantidade de sobra de pele, e muitas vezes é necessário a cirurgia para retirada dessa pele, pois podem causar dermatites de contato, limitações funcionais, dificuldades de higiene, entre outros fatores. As principais regiões são: abdômen superior e inferior, coxas, braço e seios. A fisioterapia dermatofuncional atua auxiliando na preparação cirúrgica, pré-operatório, e no pós também, ajudando nas dores, com drenagens linfáticas manuais, ajudando na cicatrização, para evitar aderências, fibroses, necrose ou diminuí-las. Também utilizando equipamentos que possibilitam uma resposta mais rápida e eficaz, além de orientações posturais, e na pratica de atividades físicas.

    ResponderExcluir
  37. A cirurgia reparadora só é recomendado quanto o paciente já estabilizou o peso ou quando o médico verificou que o paciente ja chegou ao emagrecimento máximo. As cirurgias reparadoras mais procuradas são a de abdomen, braços, coxas região interna e mamas. A fisioterapia dermato-funcional têm um papel bastante significante na orientaçao no pré operatório e de medicas fisioterápicas no pós operatórios. Como resultado o paciente têm diminuição do quadro álgico, melhora de fibrose, educação de marcha, diminuição de edemas dentre outras. A fisioterapia no paciente bariátrico ajuda o paciente a ter uma qualidade de vida prolongada.

    ResponderExcluir
  38. Devido ao excesso de Pele, principalmente das regiões de dobras, mas também abdomen,coxas, rosto, pescoço, seios, São as regiões mais cometidas a cirurgia reparadora. A dermato funcional atua na melhora dos aspecto da Pele, no edema , nas aderencias, cicatrizes, possíveis dermatites, prevenindo linfedema ou infeccões.
    Marina Brito Bastos - Unichristus 7 turma

    ResponderExcluir
  39. O melhor momento para se submeter a cirurgia plástica é quando o paciente estabiliza seu peso, com a alimentação considerada normal para ele depois da cirurgia bariátrica. As principais queixas são as regiões do abdomen, mamas, coxas e braços decorrentes da perda excessiva de peso, tornando a pele bem flácida. A Fisioterapia Dermato-Funcional atua com a terapia manual, drenagem linfática, e vários recursos eletrotermofototerápicos para uma melhora do aspecto da pele e para evitar possíveis complicações pós cirúrgicas.

    ResponderExcluir
  40. Gisele de Oliveira Freire - UNICHRISTUS - 7ª Turma

    Após a cirurgia de redução de peso, ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação: • Os braços ficam flácidos; • As mamas podem achatar e ficar com mamilos apontados para baixo; • O abdômen pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental; • As nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez, ocasionando bolsas suspensas de pele.
    A intervenção cirúrgica de contorno corporal, após grande perda de peso, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e flacidez da pele. O resultado é uma aparência mais normal do corpo, com contornos suaves. Esta é, em essência, a fase final do processo de perda de peso.
    A fisioterapia dermato-funcional se torna imprescindível para a recuperação de pacientes ex-obesos visto que pode atuar desde alívio de dores provenientes de alterações osteomioarticulares, até a flacidez cutânea, assim como após as cirurgias plásticas reparadoras. A fisioterapia dermato-funcional dispõe de uma gama de recursos e técnicas que ajudam no tratamento do pós-operatório como por exemplo a drenagem linfática manual.

    ResponderExcluir
  41. As regiões mais frequentes do aparecimento de dobra por excesso de pele é a parte posterior do braço, inteiros das pernas, seios, abdômen e pescoço, assim dificultando a higiene e atividade social, aparecimento de dermatites, limitações funcionais, tornando a demato-funcional
    Necessária e essencial, recuperação da pele e possíveis complicações Pós cirúrgicas. atua na diminuição de edema, alívio da dor, liberação de cicatrizes, aderências e fibroses, com a utilização de radiofrequência, manthus, ultrassom e drenagem linfática manual.

    JAMILLY PONTES - UNICHRISTUS - 7 TURMA

    ResponderExcluir
  42. As áreas mais afetadas com a perda de peso serão a parte interna de braços e coxas, abdome e seios. As cirurgias plásticas mais realizadas após a bariátrica são: Mamoplastia, abdominoplastia, braquioplastia e cruroplastia.
    A fisioterapia dermato-funcional é de extrema importância no pré e pós operatório. Auxilia redução do quadro álgico, liberação cicatricial, redução de edema dentre outras melhorias. A fisioterapia como um todo vai auxiliar o paciente no retorno mais rápido as atividades diárias.

    Aluna: Manuela Lino Prado
    Unichristus: 8ª Turma de Pós Graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. A melhora da diabetes, o desaparecimento de distúrbios do sono, problemas cardíacos entre outros, são benefícios evidentes após a realização da cirurgia bariátrica (gastroplastia) devido à perda rápida de peso. Os candidatos a estas cirurgias são pacientes com grande flacidez de pele após grandes perdas ponderais e que estão próximas ao peso ideal e que estejam mantendo o peso estável de forma saudável, o que deve ocorrer em até dois anos, o paciente pode submeter-se a cirurgia plástica para a retirada do excesso de pele e gordura. A perda de peso leva a um quadro de flacidez cutânea associada à ptose das diversas regiões anatômicas, como mamas, braços, coxas, glúteos e tronco, essas são as principais regiões que necessitam de reparação por meio de cirurgias plásticas.
    A fisioterapia dermatofuncional entra no intuito de aliviar a dor e o edema do pós-operatório imediato. E já no pós-operatório tardio age nas sequelas que a obesidades traz ao corpo humano como estrias, flacidez, fibro edema gelóide, alteração da postura.
    ALUNA: ANTÔNIA JÉSSIKA FÉLIX DA SILVA
    CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL- UNICHRISTUS
    TURMA 8

    ResponderExcluir
  45. As principais reRegiões se sempre aprecem doubradiças é na parte posterior de braços, parte interna da coxa, abdômen, pescoço., apresentam uma flacidez significativa sendo assim indicativos para cirurgia plástica, uma vez que mexe com a autoestima desses pacientes regiões.
    A fisioterapia Dermato funcional atua no pré e pós desses operatórios.

    ResponderExcluir