quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Estudo cinesioterapêutico com uso do Vertmax

Como atividade acadêmica, propõe-se a descrição do exercício realizado em plataforma com resistência elástica (Vertmax). Analise a postura do paciente e a dinâmica dos movimentos. Faça sugestões para aprimorar o tratamento utilizando o Vertmax, ressaltando-se que o paciente realizou a Cirurgia Bariátrica há 45 dias sem apresentar complicações pós-operatórias relevantes ao tratamento fisioterápico.

42 comentários:

  1. Flor (UNICHRISTUS)

    O paciente em questão encontra-se no 45º dia de P.O, é possível trabalhar muitas formas, só não é permitido exercícios abdominais ou que requeiram uso de muito peso, a partir do equipamento sugerido acima podemos trabalhar juntamente com a questão da postura e equilíbrio o fortalecimento de MMSS e MMII através de theraband, exercícios associados a padrões respiratórios, exercícios de equilíbrio através de bolas, dissociação de movimentos de MMSS e MMII, simulação de marcha entre outros...

    ResponderExcluir
  2. Além do equipamento acima citado podemos trabalhar a reabilitação bariatrica com alongamentos de mmss e mmii, exercícios de fortalecimento muscular, exercícios isométricos, exercícios aeróbicos como esteira e circuitos. Devemos trabalhar a postura do paciente, drenagem linfática para melhorar a circulação sanguínea e reduzir edemas, exercícios respiratórios. O importante é vermos o paciente de forna holística nos aspectos físicos, psicos e sociais.

    Thais Costa Lima Rios ( Unichristus)

    ResponderExcluir
  3. O vertmax é um excelente aliado para a reabilitação bariátrica, nele podemos trabalhar exercícios ativos com resistência, o que é importante tanto para a função muscular desse paciente, como função cardiorrespiratória e conscientização corporal. Porem deve-se tomar cuidado com as compensações posturais, é importante trabalhar na postura correta, No video notamos que embora o paciente esteja com a base alargada, joelhos semi-flexionados, ocorre uma compensação da cervical e ombros, onde ele acaba anteriorizando a coluna para compensar o esforço e isso pode gerar ate mesmo uma cervicalgia póstuma. Dai a importância do acompanhamento de fisioterapeuta, para estar sempre corrigindo, auxiliando e reabilitando esse paciente,

    CAMILA RODRIGUES (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  4. Analisando a postura do paciente ao realizar o exercício, observei que há compensações de postura, como movimento cervical e ombros, como forma de compensar o peso da resistência gerada pelo equipamento. Como sugestão para aprimorar o tratamento de reabilitação, pode ser adicionado um tipo de agachamento, e lembrar que sempre o fisioterapeuta deve estar ao lado corrigindo as posturas do paciente.
    Thycianne Bezerra ( UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  5. Além do vertmax, que é um excelente aliado no para reabilitação bariátrica, podemos trabalhar também exercícios de alongamento de MMSS e MMII, dentro do limite do paciente e dentro do quadro de PO dele, exercícios isométricos, exercícios posturais, exercícios respiratórios, o método pilates, junto com seus princípios é uma opção muita boa para tralharmos com esse tipo de paciente. Joyce Frota (UniChristus).

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. No vídeo exposto acima o paciente tenta compensar os movimentos fazendo uma anteriorização da cabeça, causando má postura. é importante o comando verbal para o paciente fazer corretamente o exercício. No 45º dia de pós operatório é importante propor ao paciente exercícios aeróbicos, exercícos para MMSS E MMII, RPG, pilates, dentre outros. (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  8. Vertimax é uma plataforma de treinamento que permite desempenhar funções que otimizam os aspectos neuro-musculares. Este aparelho permite um treinamento totalmente funcional e beneficia a força dos membros, aumento da impulsão vertical e melhora a aceleração e velocidade da musculatura. Pelo vídeo dá pra perceber claramente a anteriorização da cervical para compensar a força. O que poderia ser feito era começar com objetos mais leves até ganhar mais força e evoluir gradativamente. (Unichristus)

    ResponderExcluir
  9. Analisando o vídeo do paciente realizando cinesioterapia no Vertimax, podemos perceber uma compensação da postura ao realizar flexão de cotovelo com uma anteriorização da cervical ,
    sendo importante o acompanhamento de um fisioterapeuta dando os comados verbais ao paciente.
    Outros métodos que podemos associar ao uso do vertimax no paciente de 45 dias de pós operatório são alongamentos, atividades aeróbicas, exercícios de fortalecimento e hidroginástica. Devemos evitada a solicitação abdominal e atividade de contato e impacto, respeitando sempre o limite do paciente.
    Renata Aguiar Parente(Unichristus)

    ResponderExcluir
  10. O vertmax é uma plataforma que ajuda significativamente na reabilitação da cirurgia bariatrica.
    Mas pode ser realizado tambem, alongamentos de membros superiores e inferiores, pilates, reeducação postural, exercicios respiratorios, alem de atividade aerobicas. É necessario lembrar sempre de observar a expresso do paciente e exigir somente dentro do limite do mesmo.
    Alba Marília (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raimunda Tayane (UNICHRISTUS)

      Na plataforma com resistência elástica (Vertmax) podemos observar que pode ser trabalhado tanto a contração isotônica como a isométrica, Neste mesmo exercício podemos solicitar o padrão diafragmático já que ele está no 45° dia sem poder realizar exercícios de impacto ou que exijam um trabalho maior do reto abdominal. É importante nesse período trabalhar a condição cardiorrespiratória através de exercícios aeróbicos. Sempre orientando e dando o comando verbal, como as colegas já citaram existe uma anteriorização da cabeça durante o exercício, podendo posteriormente ir corrigindo até que ele faça o movimento perfeito.

      Excluir
  12. O vertimax é uma plataforma com eficiente sistema de treinamento de alta velocidade e baixa carga. Analisando o vídeo acima, se observa uma anteriorização da cervical como maneira de compensação do exercício, podendo geral um vício postural e quadro álgico na região se não corrigido. Pode-se realizar também exercícios de MMII, propioceptivos no Vertmax,, complementando com atividades aeróbicas, pilates, alongamentos, dentre outros. Sempre respeitando o limite de cada paciente e sua frequência cardíaca para melhor queima de gordura.
    Érika Tabosa (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  13. PAra um paciente com 45 dias de pós operatório já é possível realizar muitos exercicios, mas existem algumas restrições, como força abdominal. Para incrementar o treinamento, pode-se fazer alongamentos, exercícios aerobicos, força muscular. Mas sempre lembrando de observar a frequência cardíaca máxima, trabalhando em cima da frequência de treinameto. o Vertimax é um ótimo aliado, pois pode trabalhar postura e equilíbrio de uma forma mais dinâmica, além de força de MMSS e MMII. Importante sempre o fisioterapeuta ao lado para corrigir as posturas e exercicios, pois no vídeo observa-se o paciente no momento que realiza o exercício, anteriorizando a cabeça para compensar.

    Priscila de Melo Távora Esteves (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  14. A postura do paciente no Vertmax correta é a base alagada, joelhos semi-flexionados e a respiração associada aos exercícios e de forma errada, ele realiza anteriorização da cervical durante os exercícios para compensar a resistência elástica, o que pode acabar provocando uma cervicalgia, encurtamento musculares. As sugestões para aprimorar o tratamento seria, solicitar ao paciente para realizar com o theraband inclinação de tronco, flexão de ombro até 90º com cotovelo extendido associando com flexão de quadril com joelho fletido de forma alternada entre membros, rotação interna e externa de ombro, abdução de ombro a 90º com cotovelo fletido e puxar o theraband para trás, por isso é fundamental a presença do Fisioterapeuta para corrigir os vícios posturais, está incentivando realizar o exercício com determinação, pedir para associar a respiração com as atividades, orientar os exercícios tendo o cuidado com a FCT máxima, lembrando que o paciente se encontra no 45º dia de P.O, então deve ser evitado solicitação abdominal, atividades de contato e impacto. (Unichristus)


    ResponderExcluir
  15. O vertimax é uma plataforma com sistema de treinamento de alta velocidade e baixa carga no qual o paciente é livre de pressão articular. é uma execelete forma de trabalhar com pacientes pós cirúrgicos. Onde podemos trabalhar exercícios ativos com resistência, o que é importante tanto para a função muscular desse paciente, como função cardiorrespiratória e conscientização corporal. Outra maneira de tratamento que podemos similar com o vertimax é trabalhar de forma passiva com esse pacientes, alongamentos de MMII e MMSS e podemos também encaminha-lo para o Pilates seguinto os cuidados e precauções que deve ter com tal paciente.
    (MARIA EPUNINA DA PAZ LIMA OLIVEIRA UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. 8- Concordo com a Camila e com a Thyciane, a respeito da postura do paciente, ele se apresenta aparentemente com uma postura correta, com a base a alargada, joelhos semi-fletidos, os braços "colados" ao tórax, mas observamos que quando ele realiza o movimento de flexão, faz uma compensação com ombros e de cervical para facilitar o movimento o que pode acarretar encurtamentos a cervcalgia.
    No Vertmax, podemos trabalhar alongamentos e fortalecimentos de MMSS e MMII, correção de postura, e treino de equilíbrio, não esquecendo de associar os exercícios ao controle respiratório, e a realização dos exercícios deve ser feita com o acompanhamento de um fisioterapeuta, pois ele irá inspecionar a realização da atividade e corrigir as má posturas, para que não haja compensações e possíveis complicações subsequentes!
    (Germana Ívina Vasconcelos – UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  18. Além de todos os pontos observados pelas meninas acima, como postura, comando verbal. Podemos propor um circuito para o paciente, visto que ele já esta no 45 dia de PO, esse circuito poderia ser com o próprio Vertmax, propondo agachamentos leve, marcha com obstáculos, isometrias em MMII,MMSS, e correções posturais com técnicas de pilates em cima da plataforma, incentivando a respiração durante os exercícios.

    UNICHRISTUS

    ResponderExcluir
  19. No vídeo podem ser notadas compensações posturais do paciente, como a anteriorização da cabeça. O profissional deve estar atento ao paciente como um todo, visando sua evolução física de resistencia (Vertmax) e tambem a nivel cardiorrespiratorio. E deve-se lembrar que a esse nível de pós-operatório de 45 dias devem ser evitado exercicios abdominais intensos.
    KÁSSIA MARCELINO CRISÓSTOMO (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  20. o paciente durante o exercício está em pé com joelhos destravados e cotovelos colados nas costelas fazendo o movimento de flexão de cotovelo, porém ele está apresentando a anteriorização da cervical, como forma de compensação da atividade proposta pela fisio, que neste momento deverá ter voz de comando para a pessoa não compensar. também poderão ser feitos exercícios de alongamento e aeróbicos no vertmax.

    Dayse Peixe (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  21. O paciente apresenta uma boa postura, sendo que tem uma alerta para a postura da cabeça que no momento do movimento ele tende a anteriorizá-la e compensa com ombros no momento do movimento, então devemos estar atendo durante todo o movimento para que ele não apresente possíveis dores. O vertmax é um excelente recurso para o pós operatório desses pacientes pois trabalha o corpo como um todo, faz um trabalho aeróbico ajudando na função cardiorespiratória, fortalece os músculos e faz também alongamentos.
    Luiza Porfirio (UNICHRISTUS)

    ResponderExcluir
  22. Esse paciente já pode iniciar exercícios, sempre existem algumas restrições, como força abdominal. Para incrementar o treinamento, pode-se fazer alongamentos, exercícios aeróbicos e força muscular. Observando frequência cardíaca, trabalhando em cima da frequência de treinameto. o Vertimax é um ótimo aliado, pois pode trabalhar postura e equilíbrio de uma forma mais dinâmica, além de força de MMSS e MMII. O fisioterapeuta pode ficar ao lado para corrigir as posturas e possiveis erros dos exercicios, pois no vídeo observa-se o paciente no momento que realiza o exercício, anteriorizando a cabeça para compensar.

    MAYARA MENELEU UNICHRISTUS TURMA 7

    ResponderExcluir
  23. Por estar no 45 PO, é possível realizar um tratamento diferenciado buscando fortalecimento da musculatura é através desse equipamento é possível trabalhar o equilíbrio, fortalecimento e a parte respiratória através de exercícios respiratórios associados, só não seria indicado trabalhar a musculatura abdominal para não forçar e ter assim uma deiscência.

    THAIS SOUSA- UNICHRISTUS TURMA 7

    ResponderExcluir
  24. O paciente com 45 dias já é indicado exercícios, porém, concordo com que muitos colegas disseram a cima, a respeito da não indicação de trabalhar a musculatura abdominal para não forçar e ter assim uma deiscência. O vertimax é uma plataforma que consiste em um sistema de treinamento de alta velocidade e baixa carga no qual o paciente é livre de pressão articular. Podemos trabalhar diversos exercícios como, alongamentos e fortalecimentos de MMSS e MMII, correção de postura, e treino de equilíbrio, não esquecendo de associar os exercícios ao controle respiratório.

    NATHALIA MARINHO - UNICHRISTUS - TURMA 7

    ResponderExcluir
  25. O vertimax e ótimo para esses paciente pq potencializa os exercícios. e importante deixar os joelhos semi- fletidos para não sobrecarregar a articulação. e como estar no 45 deias após a cirurgia não vejo problema de fazer uma pequena contração abdominal para proteger a coluna durante o exercício. Também faria outros exercícios como isometrias, alongamento, exercícios de baixo impactos e todos associando a respiração e monitorando ao batimentos cardíacos e a frequência respiratória.

    MARIA DELOURDES AGUIAR- UNICHRISTUS- TURMA 7

    ResponderExcluir
  26. VO tratamento proposto da cinecioterapia com a plataforma vertimax tem a capacidade de melhorar o poder de reação dos membros inferiores e superiores do corpo, sendo extremamente eficiente pois é uma plataforma de treinos que se adapta aos usuários.Trabalha o equilíbrio, a postura, a propriocepção. Dependendo da evolução dos pacientes melhora a velocidade, aceleração e resistência.
    JEANNE BATISTA JOSINO - UNICHRISTUS - TURMA 7

    ResponderExcluir
  27. LEILIANE NOBRE DE OLIVEIRA UNICHISTUS TURMA 7
    O paciente está em postura correta observando joelho semiflexionado coluna reta porem com um pouco de compensação de cervical, porem os movimentos são executados com controle e equilíbrio. A plataforma proporciona uma dinâmica que aperfeiçoa os aspectos neuromusculares do treinamento de velocidade. A utilização do vertmax para esse paciente além desse exercício a pode incrementar mais exercícios para MMSS além de realizar exercícios para MMII, sempre respeitando o quadro clinico do paciente e possíveis alterações do sinais clínicos como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.

    ResponderExcluir
  28. Ao analisar a postura do paciente ao realizar o exercício, observa-se que há compensações de postura, como movimento cervical e ombros, como forma de compensar o peso da resistência gerada pelo equipamento.VO tratamento proposto da cinecioterapia com a plataforma vertimax tem a capacidade de melhorar o poder de reação dos membros inferiores e superiores do corpo, sendo extremamente eficiente pois é uma plataforma de treinos que se adapta aos usuários.Trabalha o equilíbrio, a postura, a propriocepção.

    ResponderExcluir
  29. BRUNA AZEVEDO PONTE- UNICHRISTUS- TURMA 7

    Além desse aparelho citado, outro recursos excelentes seriam logo no pós operatório: movimentos respiratórios, circulatórios, mobilizações e atividades passivas, caminhadas leves, alongamentos e em seguidas atividades mais intensas, com cargar mais pesadas, visando não só o alongamento e mobilização, mas também a hipertrofia muscular.Sempre visando o bem estar físico do paciente, observando a sua postura, sinais e sintomas para não lesionar o paciente e sempre incentivar a ter uma vida de exercícios diários.

    ResponderExcluir
  30. A plataforma Vertmax trabalha a propriocepção, equilíbrio e postura. É bem interessante e se torna um grande aliado na recuperação do paciente, é importante sempre esta associando com os padrões respiratórios, pode ser feito alongamentos, exercícios de fortalecimento dos MMII e MMSS, correção postural e lembrando que no caso do paciente do vídeo, é contra indicado exercícios abdominais.

    GEÍSA MARIA BATISTA PARÁ- UNICHRISTUS TURMA 7

    ResponderExcluir
  31. A plataforma vertmax faz um tratamento por cinesioterapia é um a grande aliado na recuperação do paciente e atua melhorando o poder de reação dos membros inferiores e superiores,aumento da impulsão vertical, melhora da aceleração e velocidade e equilíbrio.E deve sempre estar associado com a respiração no momento dos exercícios e alongamentos.

    MARIA ISABELE - UNICHRISTUS - TURMA 7

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. A plataforma Vertmax é um equipamento de treinamento esportivo com o intuito de promover força, potencia, equilíbrio, postura entre outros benefícios. Para aprimorar os exercícios como forma evolutiva, ao final de cada exercícios poderia ser realizados exercícios isométricos de alguns segundos com a respiração controlada, controle respiratórios e o tônus muscular, outra ideia seria trabalhar com exercícios associados de membros superiores e inferiores.

    ALANA RAVENA VASCONCELOS - UNICHRISTUS. TURMA 7

    ResponderExcluir
  34. Vertimax é uma plataforma de treinamento que permite desempenhar funções que otimizam os aspectos neuro-musculares. Este aparelho permite um treinamento totalmente funcional e beneficia a força dos membros, aumento da impulsão vertical e melhora a aceleração e velocidade da musculatura. No vídeo nota-se a anteriorização da cervical para compensar a força. O que poderia ser feito era começar com objetos mais leves até ganhar mais força e evoluir gradativamente.

    Bruna Fontenele - UniChristus - 7 turma

    ResponderExcluir
  35. Sarah Carneiro Rodrigues - UNICHRISTUS - 7ª turma

    O uso da Vertmax é muito bom e indicado, pois é uma plataforma em que podemos trabalhar exercícios ativos resistidos, que são de grande importância para o pós-operatório de cirurgia bariátrica. Podemos trabalhar músculos dos membros superiores e membros inferiores, assim como equilíbrio, exercícios associados a uma postura correta e exercícios respiratórios, e sempre com um fisioterapeuta do lado, para evitar problemas posturais, queda por tontura ou falta de força na musculatura que está sendo trabalhada.

    ResponderExcluir
  36. O Vertmax é um aliado para a reabitaçao bariátrica pois com ele podemos associar com exercicíos cinesioterápicos e alongamentoe. Agora algo importante deve-se ficar alerto que são as compensações e os desvios posturais. Ele tem uma função importante, pois ajuda o paciente a ter uma melhor concientização corporal.

    ResponderExcluir
  37. Os cuidados em o paciente ester com joelhos semifletidos e com a coluna reta, visualizando possíveis compensações do paciente e logo sendo reposicionado garante uma boa utilização do aparelho. Associado ao taratmento, o alongamento de MMII e MMSS, exercicios respiratórios, exercicios isometricos, RPG, plilates, proportions um Ótimo resultado ao paciente.
    Marina Brito Bastos- Unichristus 7 turma

    ResponderExcluir
  38. Gisele de Oliveira Freire - UNICHRISTUS - 7ª Turma

    A postura do paciente está correta (com joelho semiflexionado, coluna reta, entretanto está fazendo uma compensação de cervical), os movimentos estão sendo realizado com controle e equilíbrio.

    Há uma gama de exercícios diferentes que podem ser executados na plataforma para melhorar a sua rotina de treinamento em esportes específicos, podendo ajudá-lo a alcançar seu máximo potencial atlético e melhorar suas habilidades. A plataforma auxilia o paciente na busca por uma excelente combinação de força, potência, velocidade e resistência durante uma atividade física.

    A utilização do vertmax para esse paciente além do exercício realizado no vídeo, pode ser utilizado para a realização de mais exercícios para MMSS, além de realizar exercícios para MMII, sempre respeitando e monitorando o quadro clinico do paciente e possíveis alterações do sinais clínicos durante o exercício como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.

    ResponderExcluir
  39. Paciente Pós cirúrgico de cirurgia bariátrica encontra-se no quadragésimo quinto dia de P.O. Como terapia associada ser utilizado o vertimax, A plataforma proporciona uma dinâmica que otimiza os aspectos neuronusculares. trabalharemos com exercícios ativo e resistidos, alongamentos de membros superiores e inferiores e reeducação postural, fortalecimento e equilíbrio, complementando com uma outra atividade aeróbica.

    JAMILLY PONTES - UNICHRISTUS - 7 TURMA

    ResponderExcluir
  40. O vertimax é uma plataforma com sistema de treinamento de alta velocidade e baixa carga no qual o paciente é livre de pressão articular. é uma execelete forma de trabalhar com pacientes pós cirúrgicos.
    Ele veio para salientar ainda mais o tratamento da pós bariatrica, como auxilio. Agora algo importante deve-se ficar alerto que são as compensações e os desvios posturais.

    ResponderExcluir