sábado, 14 de novembro de 2015

Atuação da Equipe de Profissionais da Saúde no tratamento bariátrico

A partir do estudo da participação dos profissionais da saúde no trabalho em equipe, expresse neste espaço sua opinião acerca da mais adequada forma de atuação (trabalho ou inter ou trans ou multidisciplinar...). Para o manejo adequado do paciente bariátrico, como os profissionais da saúde devem trabalhar junto à equipe? Outras formações profissionais devem fazer parte da equipe? Justifique cientificamente (referências) seu posicionamento diante da temática.

30 comentários:

  1. Uma equipe multidisciplinar é fundamental para o acompanhamento de um tratamento bariátrico, pois cada profissional da equipe fica responsável por uma parte do tratamento, fazendo com que os cuidados sejam mais intensivos e os resultados mais rápidos. E além fisioterapeuta, médico, psicólogo, nutricionista, odontólogo, enfermeiro e fonoaudiólogo, também pode incluir o educador físico. Pois de acordo com o artigo "Obesidade em pacientes candidatos a cirurgia bariátrica" , a dieta e os exercícios físicos tem se mostrado ineficientes ao longo de muito tempo de tratamento da obesidade. Mais de 90% das pessoas que se esforçam para perder peso recuperam este mesmo em clínicas especializadas onde há uma perda substancial de peso, após a suspensão do tratamento o peso é recuperado.Mas o acompanhamento multidisciplinar periódico, no pós-operatório da cirurgia bariátrica tem um impacto significante na perda de peso, com acompanhamento
    clínico do paciente e apoio psicológico.

    MAYARA MENELEU UNICHRISTUS TURMA 7

    ResponderExcluir
  2. É necessário realizar uma análise abrangente de múltiplos aspectos clínicos do paciente, antes de indicar a cirurgia bariátrica. É fundamental a participação de uma equipe multidisciplinar composta por médico cirurgião, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, odontólogo e a literatura ressalta também a importância do educador físico. Profissionais envolvidos que tenham conhecimento das alterações provocadas pela obesidade, que possam auxiliar e motivar o paciente para o tratamento adequado, uma vez que a cirurgia atua na consequência da doença obesidade (peso) e não na sua causa. Cada profissional da equipe multidisciplinar fica responsável por uma parte do tratamento, fazendo com que os cuidados sejam mais intensivos e os resultados mais rápidos.

    Pereira EA, Pereira AMA, Golin AG, Camargo LP, Guerra C, Jardim DF, et al. Pr•tica interdisciplinar na cirurgia bari•trica. S„o Borja: Conceito; 2007.
    Costa ACC, Ivo ML, Cantero WB, Tognini JRF. Obesidade em pacientes candidatos a cirurgia bariátrica. Acta Paulista de Enfermagem, 2009; 22(1): 55-9.


    NATHALIA MARINHO - UNICHRISTUS - TURMA 7

    ResponderExcluir
  3. A equipe multidisciplinar é entendida como um grupo de profissionais de áreas diversas, trabalhando em harmonia de ações e objetivos, visando avaliar, orientar e seguir os pacientes portadores de obesidade mórbida em programas de cirurgia bariátrica, dividindo tarefas com o cirurgião, zelando pela proteção da boa relação médico-paciente e contribuindo na conquista e manutenção dos bons resultados, como também na resolução das situações de complicações ou insucessos. Mais o que é mais indicado seria uma equipe transdiciplinar que no caso seria que os profissionais tenham uma interação maior falem entre só sobre o caso de cada paciente.

    Referencia: http://www.sbcbm.org.br/membros_consenso_bariatrico.php

    THAIS SOUSA - UNICHRISTUS TURMA 7

    ResponderExcluir
  4. ACREDITO QUE UMA EQUIPE TRANS OU MULTIDISCIPLINAR FAZ TODA A DIFERENÇA NO TRATAMENTO, NA ESTABILIDADE FÍSICA E PSICOLÓGICA DE UMA PACIENTE QUE PRECISA PASSAR POR UMA CIRURGIA BARIÁTRICA. UMA BOA AVALIAÇÃO E UMA CONDUTA ADEQUADA DE CADA PROFISSIONAL PODE EVITAR OU CONTROLAR TRANSTORNOS ADVINDOS DA CIRURGIA BARIÁTRICA AINDA NO INICIO.

    JÉSSICA LIMA MARQUES- TURMA 7- UNICHRISTUS

    ResponderExcluir
  5. Para um paciente obeso e muito importante o acompanhamento de todos os profissionais, não apenas multidisciplinar, mas também transdisciplinar, pois a integração dos profissionais para inserir o paciente a sociedade e o ideal para que ele não tenha traumas futuros e seja sempre encorajado a fazer todos os tratamentos tendo excelentes resultados.

    Indicações para o tratamento operatório da obesidade mórbida

    CR Puglia - Revista da Associação Médica Brasileira, 2004 - SciELO Brasil

    MARIA DELOURDES AGUIAR - UNICHRISTUS- TURMA 7

    ResponderExcluir
  6. Uma equipe multidisciplinar é de grande importância e fundamental no tratamento bariátrico. Cada profissional em sua área, fazendo seu papel e respeitando o limite de cada um, assim como uma equipe transdisciplinar. Estes grupos visam uma melhor aderência ao tratamento, com orientações quanto à nutrição pós-cirúrgica, exercícios físicos, dietas e detecção precoce de quadros psiquiátricos. O trabalho pré e pós-cirúrgico deve incluir uma
    adequada atuação de uma equipe multiprofissional. As mudanças ocorridas após a operação são muitas, tanto em nível comporta-
    mental como em nível físico e psíquico, por isso é importante esse acompanhamento para um melhor resultado no tratamento do paciente.

    Referencia: Transtorno alimentar e cirurgia bariátrica: Relato de caso.
    http://www.scielo.br/pdf/abem/v48n4/a19v48n4.pdf

    GEÍSA MARIA BATISTA PARÁ -UNICHRISTUS TURMA 7

    ResponderExcluir
  7. Um individuo obeso traz consigo varias complicações relacionada a sua saúde física e mental pois uma pessoa obesa sofre alterações fisiológicas, químicas, metabólicas, psicológicas dentre outras devido ao seu transtorno alimentar. A equipe transdisciplinar inclui vários profissionais como o fisioterapeuta, medico, nutricionista, psicólogo dentre outros, estes trabalham e interagem em grupo a fim de elaborar omelhor tratamento para o individuo, sendo assim o ideal para um obeso seria um atendimento global afim de melhorar sua qualidade de vida.

    ALANA RAVENA VASCONCELOS - UNICHRISTUS. TURMA 7

    ResponderExcluir
  8. O tratamento da cirurgia bariátrica pode ser compreendido por três momentos fundamentais, momentos esses que requerem um valioso empenho do paciente junto à quipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica. Num primeiro momento, o paciente candidato à cirurgia, deverá estar disposto a fazer as avaliações solicitadas: clínica, psicológica e nutricional junto à equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica. O pós-operatório, segundo momento da cirurgia bariátrica, considerado delicado pelos cuidados exigidos é de grande impacto. O paciente tenta se adaptar as dietas líquidas e demais restrições alimentares. Será fundamental ,nesse momento, a capacidade do paciente bariátrico de se vincular à equipe de cirurgia para seguir as orientações sobre cuidados necessários e mudanças alimentares obrigatórias do período, para seu bem estar e adaptação futura. O terceiro momento da cirurgia bariátrica o paciente já se encontra adaptado aos novos hábitos alimentares e processando as mudanças emocionais decorrentes.Nesse momento, algumas condições pré-mórbidas do paciente costumam exigir novos esforços emocionais e comportamentais. As necessárias mudanças no estilo de vida, após a cirurgia, é fator que, quando rejeitado pelo paciente, pode representar problemáticas emocionais antigas a interferir novamente sobre o seu pensamento.Desordens na perda de peso e variações do comportamento requerem atenção e interação do paciente junto à equipe multidisciplinar em qualquer momento após a cirurgia bariátrica.A adesão ao tratamento garantirá as condições para paciente cirurgiado bariátrico manter o controle que sua doença exige. A interação e o diálogo são o maior aliado do tratamento da cirurgia bariátrica.
    JEANNE BATISTA JOSINO - UNICHRISTUS - TURMA 7

    ResponderExcluir
  9. O tratamento da cirurgia bariátrica pode ser compreendido por três momentos fundamentais, momentos esses que requerem um valioso empenho do paciente junto à quipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica. Num primeiro momento, o paciente candidato à cirurgia, deverá estar disposto a fazer as avaliações solicitadas: clínica, psicológica e nutricional junto à equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica. O pós-operatório, segundo momento da cirurgia bariátrica, considerado delicado pelos cuidados exigidos é de grande impacto. O paciente tenta se adaptar as dietas líquidas e demais restrições alimentares. Será fundamental ,nesse momento, a capacidade do paciente bariátrico de se vincular à equipe de cirurgia para seguir as orientações sobre cuidados necessários e mudanças alimentares obrigatórias do período, para seu bem estar e adaptação futura. O terceiro momento da cirurgia bariátrica o paciente já se encontra adaptado aos novos hábitos alimentares e processando as mudanças emocionais decorrentes.Nesse momento, algumas condições pré-mórbidas do paciente costumam exigir novos esforços emocionais e comportamentais. As necessárias mudanças no estilo de vida, após a cirurgia, é fator que, quando rejeitado pelo paciente, pode representar problemáticas emocionais antigas a interferir novamente sobre o seu pensamento.Desordens na perda de peso e variações do comportamento requerem atenção e interação do paciente junto à equipe multidisciplinar em qualquer momento após a cirurgia bariátrica.A adesão ao tratamento garantirá as condições para paciente cirurgiado bariátrico manter o controle que sua doença exige. A interação e o diálogo são o maior aliado do tratamento da cirurgia bariátrica.
    JEANNE BATISTA JOSINO - UNICHRISTUS - TURMA 7

    ResponderExcluir
  10. Ingrid Silveira Sousa Amaral, UNICHRISTUS, Turma 7.

    Em um projeto de saúde: Obesidade e Estética do professor Wellington Santos do Núcleo de Ciências da Saúde e Meio Ambiente - NCSMA, propõe o desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares que contemplem as demandas de uma clientela
    envolvida com a problemática da obesidade. Para tal intento, envolverá os cursos de abrangência do Núcleo (Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e Psicologia), O mesmo terá como objetivo geral de mobilizar, informar, conscientizar e
    instrumentalizar os indivíduos portadores de obesidade na conquista da melhoria da qualidade de vida e sua manutenção.
    O psicologo: palestras, grupos terapêuticos, auto-imagem, auto-estima, representações corporais, motivos.
    O educador físico: Avaliação física, IMC, Percentual de gordura, Flexibilidade.
    O Fisioterapeuta: gordura localizada, celulite, edema/ aparelhos dermatofuncional, postura, técnicas de reeducação postural, circulação linfática (pressoterapia, endermologia.
    Enfermagem: Fatores biológicos e ambientais que influenciam na
    obesidade, promoção e educação em saúde, Exame físico
    Fatores de risco associados à obesidade.

    ResponderExcluir
  11. LEILIANE NOBRE DE OLIVEIRA, UNICHISTUS TURMA 7
    O paciente submetido ao tratamento bariatrico deve receber apoio e acompanhamento através de uma equipe multidisciplinar. Para isso, toda a equipe deve falar a mesma linguagem perante o paciente. Cada profissional desta equipe fica responsável por uma parte do tratamento, fazendo com que os cuidados sejam mais intensivos e os resultados mais rápidos. A comunicação no processo cirúrgico de cirurgia bariátrica é uma das ferramentas por meio da qual se busca que o paciente e família se sintam seguros e motivados a modificar hábitos e enfrentar as alterações decorrentes do processo cirúrgico que, neste caso, serão para toda a vida.
    A equipe Multiprofissional que atua com o paciente bariátrico compõe-se de vários profissionais: Enfermeiro, Nutricionista, Psicólogo, Fisioterapeuta, Assistente Social, Endocrinologista, Psiquiatra, dentista e Cirurgião. Cada um contribuindo com seus saberes para um mesmo fim, ou seja, a recuperação desse paciente e sua qualidade de vida em saúde.
    Nas fases do pré e pós cirúrgico, a equipe multiprofissional deve atuar com todos os profissionais envolvidos, colaborando com seus saberes, visando discutir e adequar as expectativas do paciente às limitações do tratamento cirúrgico.
    O tratamento da cirurgia bariátrica desvela-se momentos fundamentais, etapas que requerem grande empenho do paciente junto à equipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica. Num primeiro momento, o paciente candidato à cirurgia, deverá dispor-se a fazer as avaliações solicitadas: clínica, psicológica e nutricional junto à equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica. Uma vez avaliado e preparado pela equipe, ele estará liberado para o encaminhamento cirúrgico.
    O pós-operatório, segundo momento da cirurgia bariátrica, é considerado delicado pelos cuidados exigidos e de grande impacto. O paciente se sentirá testado em sua capacidade de se manter motivado para aderir às exigências do tratamento, que serão as dietas líquidas e demais restrições alimentares. Nesse momento, será fundamental, a capacidade do paciente bariátrico de vincular-se à equipe multiprofissional para seguir as orientações sobre cuidados necessários e mudanças alimentares obrigatórias do período, para garantir seu bem estar e adaptação futura.
    MORALES, Caroline Lemes Pozza et al . A comunicação no período perioperatório sob a ótica dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 23, n. 2, p. 347-355, June 2014 . Available from . access on 13 Dec. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014003150012.

    ResponderExcluir
  12. Sarah Carneiro Rodrigues - UNICHRISTUS - 7 turma

    Para um melhor resultado no tratamento da obesidade, o melhor é uma equipe transdisciplinar, devido ao contato direto com o paciente e os profissionais, onde cada paciente será tratado com a individualidade que merece. A integração dos profissionais é o ideal para que o paciente não tenha traumas futuros e consiga fazer todos os tratamentos que precisa para que tenha um resultado melhor, com mais rapidez e eficiência.

    CR Puglia - Revista da Associação Médica Brasileira, 2004

    ResponderExcluir
  13. Segundo o Consenso Bariátrico Brasileiro , a equipe multidiciplinar e transdiciplinar que reune diversos profissionais de várias áreas trabalham juntas com o objetivo de se ter uma sinergia perante o paciente conseguindo assim um resultado satisfatório.Todas as áreas trabalham interligadas entre si desde o pré-operatoria até o pós. Entretanto verifica-se que esse trabalho conjunto trará beneficios ao paciente o reabilitando mais rapidamente as suas atividades.

    ResponderExcluir
  14. É fundamental a participação de uma equipe multidisciplinar composta por médico cirurgião, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, odontólogo e a literatura ressalta também a importância do educador físico. Profissionais envolvidos que tenham conhecimento das alterações provocadas pela obesidade, que possam auxiliar e motivar o paciente para o tratamento adequado, uma vez que a cirurgia atua na consequência da doença obesidade (peso) e não na sua causa. Entretanto é melhor o resultado no tratamento da obesidade, é uma equipe transdisciplinar, devido ao contato direto com o paciente e os profissionais, onde cada paciente será tratado com a individualidade que merece.

    ResponderExcluir
  15. BRUNA AZEVEDO PONTE- UNICHRISTUS- 7 TURMA

    A equipe Multiprofissional que atua com o paciente bariátrico
    compõe-se de vários profissionais: Enfermeiro(a), Nutricionista,
    Psicólogo(a), Fisioterapeuta, Assistente Social, Endocrinologista,
    Psiquiatra, Cirurgião(ã). Cada um contribuindo com seus saberes para um
    mesmo fim, ou seja, a recuperação desse paciente e sua qualidade de vida
    em saúde.
    Segundo Candemil (2011), o crescente número de cirurgias
    bariátricas realizadas nos últimos anos, possibilitou a apreciação de
    resultados diretamente relacionados com a melhora dos aspectos
    emocionais dos pacientes.
    No acompanhamento dos pacientes cirurgiados, percebe-se que os
    resultados da cirurgia bariátrica vão além da perda do peso e das doenças
    decorrentes; ocorrem mudanças psicológicas relevantes e são observadas
    como resultantes das rápidas mudanças corporais vivenciadas após a
    cirurgia.
    O corpo, adquire formas e proporções rapidamente modificadas,
    gerando novas condições ao paciente de auto-imagem e de autoconsiderar
    após a cirurgia bariátrica. Essa nova condição tem exigências
    ligadas à motivação do paciente bariátrico para o desenvolvimento de um
    estilo de vida diferente. Assim, o paciente passa a ter que tratar seu corpo,
    com paciência, em face das sucessivas e rápidas mudanças, aprendendo
    novos hábitos de vida. É como costuma se referir: “tenho uma vida nova,
    é outra vida”.
    Observa-se que essa “nova vida” com um corpo emagrecido, lhe
    oportuniza olhar-se por inteiro (cabeça, tronco e membros), fazer novos
    projetos de vida, socializar e refazer sua auto-estima, passando à atuação
    positiva sobre si mesmo.
    Após a cirurgia bariátrica, ocorrem transformações no corpo do
    paciente levando-o a buscar o acompanhamento da equipe cirúrgica para
    auxiliá-lo não apenas na aquisição, mas também na manutenção dos
    resultados da cirurgia.
    A crescente perda de peso resulta na transformação corporal,
    agindo sobre a imagem corporal internalizada que o paciente tem de si
    mesmo. Entretanto, a reconstrução da imagem corporal exigirá um longo
    período para sua reformulação.
    Ao reconhecimento de sua nova imagem corporal, o paciente
    bariátrico se enxergará como um novo ser, adaptando-se à sua nova
    condição de vida pós-cirúrgica e capacitando-se a controlar seu peso.
    Portanto, para o paciente de cirurgia bariátrica alcançar e usufruir inteiramente esses resultados da cirurgia, para melhora de sua qualidade
    de vida emocional e clinica, será necessário que desenvolva a capacidade
    de atender com inteireza às exigências do tratamento.

    ResponderExcluir
  16. BRUNA AZEVEDO PONTE- UNICHRISTUS- 7 TURMA
    CONTINUAÇÃO...

    O tratamento da cirurgia bariátrica desvela-se em três momentos
    fundamentais, etapas que requerem grande empenho do paciente junto à
    equipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica.
    Num primeiro momento, o paciente candidato à cirurgia, deverá
    dispor-se a fazer as avaliações solicitadas: clínica, psicológica e
    nutricional junto à equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica. Uma vez
    avaliado e preparado pela equipe, ele estará liberado para o
    encaminhamento cirúrgico.
    O pós-operatório, segundo momento da cirurgia bariátrica, é
    considerado delicado pelos cuidados exigidos e de grande impacto. O
    paciente se sentirá testado em sua capacidade de se manter motivado para
    aderir às exigências do tratamento, que serão as dietas líquidas e demais
    restrições alimentares. Nesse momento, será fundamental, a capacidade
    do paciente bariátrico de vincular-se à equipe de cirurgia para seguir as
    orientações sobre cuidados necessários e mudanças alimentares
    obrigatórias do período, para garantir seu bem estar e adaptação futura.
    Após transcorridos alguns meses, acontece o terceiro momento da
    cirurgia bariátrica quando o paciente já se esta adaptado aos novos
    hábitos alimentares e processando as mudanças emocionais decorrentes.
    Nesse momento, algumas condições pré-mórbidas do paciente costumam
    exigir novos esforços emocionais e comportamentais.
    Serão necessárias mudanças no estilo de vida após a cirurgia,
    sendo este, fator que, quando não aceito pelo paciente, voltará às antigas
    problemáticas emocionais, interferindo novamente sobre o seu
    pensamento e consequentemente, suas atitudes.
    Em face de possíveis desordens na perda de peso e variações do
    comportamento, o paciente estará requerendo mais atenção e interação
    junto à equipe multidisciplinar no momento do pós cirúrgico. Todavia.
    Aderir ao tratamento, lhe garantirá as condições para manter o controle
    que sua doença exige.
    Dessa forma, pode-se dizer que o diálogo e a interação com a
    equipe multidisciplinar constituem-se no maior aliado ao tratamento da
    cirurgia bariátrica.

    ResponderExcluir
  17. É de fundamental importância o acompanhamento transdisciplinar no acompanhamento da cirurgia bariátrica em todas as etapas (pré, trans e pós operatório). Esse acompanhamento garante ao paciente um resultado mais rápido e duradouro com um risco menor de complicações ou intercorrências durante esse processo, além de dar mais segurança ao paciente. Quanto mais profissionais envolvidos melhor, pois cada um contribui para o sucesso da cirurgia. Dentre os profissionais que são indispensáveis estão o cirurgião, enfermeiras, nutricionista, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos.


    Gleice Kelle Campos - Unichristus - 7ª turma

    ResponderExcluir
  18. A equipe Multiprofissional que atua com o paciente bariátrico compõe-se de vários profissionais: Enfermeiro(a), Nutricionista, Psicólogo(a), Fisioterapeuta, Assistente Social, Endocrinologista, Psiquiatra, Cirurgião(ã). Cada um contribuindo com seus conhecimentos para uma mesma finalidade, a recuperação desse paciente e sua qualidade de vida em saúde. O tratamento da cirurgia bariátrica tem três momentos fundamentais, etapas que requerem grande empenho do paciente junto à equipe multidisciplinar. No primeiro momento, o paciente candidato à cirurgia, deverá dispor-se a fazer as avaliações solicitadas: clínica, psicológica e nutricional junto à equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica. Uma vez avaliado e preparado pela equipe, ele estará liberado para o encaminhamento cirúrgico. O pós-operatório, segundo momento da cirurgia bariátrica, é considerado delicado pelos cuidados exigidos e de grande impacto. O paciente se sentirá testado em sua capacidade de se manter motivado para aderir às exigências do tratamento, que serão as dietas líquidas e demais restrições alimentares. Nesse momento, será fundamental, a capacidade do paciente bariátrico de vincular-se à equipe de cirurgia para seguir as orientações sobre cuidados necessários e mudanças alimentares obrigatórias do período, para garantir seu bem estar e adaptação futura. Após transcorridos alguns meses, acontece o terceiro momento quando o paciente já se esta adaptado aos novos hábitos alimentares e processando as mudanças emocionais decorrentes. Nesse momento, algumas condições pré-mórbidas do paciente costumam exigir novos esforços emocionais e comportamentais. Serão necessárias mudanças no estilo de vida após a cirurgia, fator este que, quando não aceito pelo paciente, voltará às antigas problemáticas emocionais, interferindo novamente sobre o seu pensamento e consequentemente, suas atitudes. Em consequência de possíveis desordens na perda de peso e variações do comportamento, o paciente estará requerendo mais atenção e interação junto à equipe multidisciplinar no pós cirúrgico. Entretanto aderir ao tratamento, lhe garantirá as condições para manter o controle que sua doença exige. Assim o diálogo e a interação com a equipe multidisciplinar é o maior aliado ao tratamento da cirurgia bariátrica, sendo de extrema importância que o paciente se submeta.

    Referência:

    LOPES, L. A. L. ; CAÍRES, A. C. R. ; VEIGA, A. G. M. Relev. da equipe multiprof. à cirurgia bariátrica. Revista UNINGÁ, Maringá – PR, n.38, p. 163-174 out./dez. 2013. Disponível em < http://www.mastereditora.com.br/periodico/20140131_112150.pdf>

    Gisele de Oliveira Freire - UNICHRISTUS - 7ª Turma

    ResponderExcluir
  19. A equipe Multiprofissional que atua com o paciente bariátrico
    compõe-se de vários profissionais: Enfermeiro(a), Nutricionista,
    Psicólogo(a), Fisioterapeuta, Assistente Social, Endocrinologista,
    Psiquiatra, Cirurgião(ã). Cada um contribuindo com seus saberes para um
    mesmo fim, ou seja, a recuperação desse paciente e sua qualidade de vida
    em saúde. No acompanhamento dos pacientes cirurgiados, percebe-se que os
    resultados da cirurgia bariátrica vão além da perda do peso e das doenças
    decorrentes; ocorrem mudanças psicológicas relevantes e são observadas
    como resultantes das rápidas mudanças corporais vivenciadas após a
    cirurgia. Após a cirurgia bariátrica, ocorrem transformações no corpo do
    paciente levando-o a buscar o acompanhamento da equipe cirúrgica para
    auxiliá-lo não apenas na aquisição, mas também na manutenção dos
    resultados da cirurgia. O tratamento da cirurgia bariátrica desvela-se em três momentos
    fundamentais, etapas que requerem grande empenho do paciente junto à
    equipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica. Num primeiro momento, o paciente candidato à cirurgia, deverá
    dispor-se a fazer as avaliações solicitadas: clínica, psicológica e
    nutricional junto à equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica. Uma vez
    avaliado e preparado pela equipe, ele estará liberado para o
    encaminhamento cirúrgico.
    O pós-operatório, segundo momento da cirurgia bariátrica, é
    considerado delicado pelos cuidados exigidos e de grande impacto. O
    paciente se sentirá testado em sua capacidade de se manter motivado para
    aderir às exigências do tratamento, que serão as dietas líquidas e demais
    restrições alimentares. Nesse momento, será fundamental, a capacidade
    do paciente bariátrico de vincular-se à equipe de cirurgia para seguir as
    orientações sobre cuidados necessários e mudanças alimentares
    obrigatórias do período, para garantir seu bem estar e adaptação futura.
    Após transcorridos alguns meses, acontece o terceiro momento da
    cirurgia bariátrica quando o paciente já se esta adaptado aos novos
    hábitos alimentares e processando as mudanças emocionais decorrentes.
    Nesse momento, algumas condições pré-mórbidas do paciente costumam
    exigir novos esforços emocionais e comportamentais. Aderir ao tratamento, lhe garantirá as condições para manter o controle
    que sua doença exige.
    Dessa forma, pode-se dizer que o diálogo e a interação com a
    equipe multidisciplinar constituem-se no maior aliado ao tratamento da
    cirurgia bariátrica.
    Revista UNINGÁ, Maringá – PR, n.38, p. 163-174 out./dez. 2013
    LOPES, L. A. L. ; CAÍRES, A. C. R. ; VEIGA, A. G. M. Relev. da equipe multiprof. à cirurgia bariátrica .

    http://www.mastereditora.com.br/periodico/20140131_112150.pdf

    Bruna Fontenele - UniChristus - 7 turma.

    ResponderExcluir
  20. É muito importante um acompanhamento multidisciplinar em todo o processo( pré, trans, pós) garantindo assim um melhor resultado e também a manutenção do mesmo além de ter uma redução de intercorrências. Os profissionais inseridos nesse processo são: médico, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico, fonoaldiólogos e enfermeiros.

    MARIA ISABELE - UNICHRISTUS - TURMA 7

    ResponderExcluir
  21. É fundamental a participação de uma equipe multidisciplinar composta por médico cirurgião, o enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, dentre outros. Profissionais envolvidos que tenham conhecimento das alterações provocadas pela obesidade, que possam auxiliar e motivar o paciente para o tratamento adequado, uma vez que a cirurgia atua na consequência da doença obesidade (peso) e não na sua causa.
    Cada profissional da equipe multidisciplinar fica responsável por uma parte do tratamento, fazendo com que os cuidados sejam mais intensivos e os resultados mais rápidos assim conseguindo uma ótima melhora para o paciente.
    Gabriele Guerra Unichristus 7 Turma

    ResponderExcluir
  22. Segundo o Artigo de Magna Garcia et.al o resultado encontrado no estudo permite concluir que o acompanhamento da equipe multidisciplinar é fundamental para garantir o sucesso do procedimento cirúrgico. O acompanhamento nutricional é importante para monitorar a evolução dos pacientes em relação à perda de peso, aspectos alimentares, adesão a dieta, e promoção de hábitos alimentares adequados e duradouros, bem como o aconselhamento dietético e o impacto positivo na perda ponderal.
    É importante salientar que há carência de publicações sobre o tratamento cirúrgico de obesos mórbidos relacionados diretamente com a nutrição, motivo pelo qual se espera que outros grupos de tratamento ao obeso mórbido divulguem seus resultados para enriquecimento mútuo.
    Recomendamos que outros profissionais sejam integrados ao conjunto da equipe como, por exemplo, fisioterapeutas e educadores físicos a fim de enriquecer o trabalho da equipe.
    Marina Brito Bastos- Unichristus 7 turma

    ResponderExcluir
  23. Para incitar o processo para uma bariátrica é necessária uma acompanhamento multiprofissional, pois a cirurgia não acabou-se se não estiver tudo bem com com o paciente em todos os aspectos, os cuidados devem ser intensos e rigorosos, envolvendo fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, dentista e educador físico, cada um executando com responsabilidade seu designado papel na equipe de acompanhamento, todos são necessários antes e depois da cirurgia para o preparado e reabilitação do paciente, será necessário todo um preparo psicológico e corporal para essa nova realidade do paciente, adaptação ao novos hábitos alimentes e físicos e Mudaças decorrentes do processo cirúrgico a integração desse profissionais e fundamental para evitar frustrações futuras trazendo apenas benefícios para o paciente. JAMILLY PONTES - UNICHRISTUS - 7 TURMA

    ResponderExcluir
  24. ANA PAULA ALVES RIBEIRO - UNICHRISTUS - TURMA 7

    É essencial o paciente de uma cirurgia bariátrica ser acompanhado por uma equipe transdiciplinar, pois a equipe tem que discutir entre eles sobre o paciente.

    http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbp/v24s3/13976.pdf

    ResponderExcluir
  25. A necessidade, por parte dos profissionais da equipe multiprofissional, de maior divulgação da relevância por um comportamento ativo quanto às atividades físicas; de uma alimentação balanceada, as comorbidades e tudo o mais que estiver relacionado à cirurgia bariátrica, por tratar-se de cirurgia não cosmética e de máxima seriedade.

    ResponderExcluir
  26. A equipe Multiprofissional que atua com o paciente bariátrico compõe-se de vários profissionais: Enfermeiro(a), Nutricionista, Psicólogo(a), Fisioterapeuta, Assistente Social, Endocrinologista, Psiquiatra, Cirurgião(ã). Cada um contribuindo com seus saberes para um mesmo fim, ou seja, a recuperação desse paciente e sua qualidade de vida em saúde. O corpo, adquire formas e proporções rapidamente modificadas, gerando novas condições ao paciente de auto-imagem e de autoconsiderar após a cirurgia bariátrica. Essa nova condição tem exigências ligadas à motivação do paciente bariátrico para o desenvolvimento de um estilo de vida diferente. Assim, o paciente passa a ter que tratar seu corpo, com paciência, em face das sucessivas e rápidas mudanças, aprendendo novos hábitos de vida.
    Após a cirurgia bariátrica, ocorrem transformações no corpo do paciente levando-o a buscar o acompanhamento da equipe multidisciplina para auxiliá-lo não apenas na aquisição, mas também na manutenção dos resultados da cirurgia. O tratamento da cirurgia bariátrica desvela-se em três momentos fundamentais, etapas que requerem grande empenho do paciente junto à equipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica. Num primeiro momento, o paciente candidato à cirurgia, deverá dispor-se a fazer as avaliações solicitadas: clínica, psicológica e nutricional junto à equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica. Uma vez avaliado e preparado pela equipe, ele estará liberado para o encaminhamento cirúrgico. Em face de possíveis desordens pós cirurgia na perda de peso e variações do comportamento, o paciente estará requerendo mais atenção e interação junto à equipe multidisciplinar no momento do pós cirúrgico. Todavia. Aderir ao tratamento, lhe garantirá as condições para manter o controle que sua doença exige.

    LARISSA ALVES DE LIMA LOPES¹ ÂNGELA CRISTINA RIBEIRO CAÍRES² ALESSANDRO GABRIEL MACEDO VEIGA³ (Relevância da equipe multiprofissional à cirurgia bariátrica Relevance of the multiprofessional team in bariatric surgery)
    ALUNA: ANTÔNIA JÉSSIKA FÉLIX DA SILVA
    CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL- UNICHRISTUS
    TURMA 8

    ResponderExcluir
  27. A equipe Multiprofissional que atua com o paciente bariátrico compõe-se de vários profissionais: Enfermeiro(a), Nutricionista, Psicólogo(a), Fisioterapeuta, Assistente Social, Endocrinologista, Psiquiatra, Cirurgião(ã). Cada um contribuindo com seus saberes para um mesmo fim, ou seja, a recuperação desse paciente e sua qualidade de vida em saúde. O corpo, adquire formas e proporções rapidamente modificadas, gerando novas condições ao paciente de auto-imagem e de autoconsiderar após a cirurgia bariátrica. Essa nova condição tem exigências ligadas à motivação do paciente bariátrico para o desenvolvimento de um estilo de vida diferente. Assim, o paciente passa a ter que tratar seu corpo, com paciência, em face das sucessivas e rápidas mudanças, aprendendo novos hábitos de vida.
    Após a cirurgia bariátrica, ocorrem transformações no corpo do paciente levando-o a buscar o acompanhamento da equipe multidisciplina para auxiliá-lo não apenas na aquisição, mas também na manutenção dos resultados da cirurgia. O tratamento da cirurgia bariátrica desvela-se em três momentos fundamentais, etapas que requerem grande empenho do paciente junto à equipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica. Num primeiro momento, o paciente candidato à cirurgia, deverá dispor-se a fazer as avaliações solicitadas: clínica, psicológica e nutricional junto à equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica. Uma vez avaliado e preparado pela equipe, ele estará liberado para o encaminhamento cirúrgico. Em face de possíveis desordens pós cirurgia na perda de peso e variações do comportamento, o paciente estará requerendo mais atenção e interação junto à equipe multidisciplinar no momento do pós cirúrgico. Todavia. Aderir ao tratamento, lhe garantirá as condições para manter o controle que sua doença exige.

    LARISSA ALVES DE LIMA LOPES¹ ÂNGELA CRISTINA RIBEIRO CAÍRES² ALESSANDRO GABRIEL MACEDO VEIGA³ (Relevância da equipe multiprofissional à cirurgia bariátrica Relevance of the multiprofessional team in bariatric surgery)
    ALUNA: ANTÔNIA JÉSSIKA FÉLIX DA SILVA
    CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL- UNICHRISTUS
    TURMA 8

    ResponderExcluir
  28. O tratamento da cirurgia bariátrica pode ser compreendido por três momentos fundamentais, momentos esses que requerem um valioso empenho do paciente junto à quipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica.

    Num primeiro momento, o paciente candidato à cirurgia, deverá estar disposto a fazer as avaliações solicitadas: clínica, psicológica e nutricional junto à equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica. Uma vez avaliado e preparado pela equipe, ele estará liberado para o encaminhamento cirúrgico.

    O pós-operatório, segundo momento da cirurgia bariátrica, considerado delicado pelos cuidados exigidos é de grande impacto. O paciente se sentirá testado em sua capacidade de se manter motivado para aderir às exigências do tratamento, que serão as dietas líquidas e demais restrições alimentares. Será fundamental ,nesse momento, a capacidade do paciente bariátrico de se vincular à equipe de cirurgia para seguir as orientações sobre cuidados necessários e mudanças alimentares obrigatórias do período, para seu bem estar e adaptação futura.

    Quando já transcorridos alguns meses, podemos denominar o terceiro momento da cirurgia bariátrica como aquele que o paciente já se encontra adaptado aos novos hábitos alimentares e processando as mudanças emocionais decorrentes.

    Nesse momento, algumas condições pré-mórbidas do paciente costumam exigir novos esforços emocionais e comportamentais.

    As necessárias mudanças no estilo de vida, após a cirurgia, é fator que, quando rejeitado pelo paciente, pode representar problemáticas emocionais antigas a interferir novamente sobre o seu pensamento.

    Desordens na perda de peso e variações do comportamento requerem atenção e interação do paciente junto à equipe multidisciplinar em qualquer momento após a cirurgia bariátrica.

    A adesão ao tratamento garantirá as condições para paciente cirurgiado bariátrico manter o controle que sua doença exige.

    A interação e o diálogo são o maior aliado do tratamento da cirurgia bariátrica.
    Referência
    http://www.cirurgiaobesidade.net.br/site/a-importancia-do-acompanhamento-multidisciplinar-apos-a-cirurgia-bariatrica/
    Ana Tamires Olimpio
    Fisioterapia Dermato-Funcional 8 turma

    ResponderExcluir
  29. A equipe multidisciplinar, é de suma importância para o sucesso da cirurgia, composta por uma equipe capacitada de profissionais que entendam principalmente do procedimento. O sucesso não depende só da equipe e sim do paciente, a equipe é só a orientação e o suporte ao mesmo, apoio pré e pós operatório são exenciais, assistência, médica, fisioterapeutica, nutricional, psicólogica. A psicologia tem um papel gigante no diagnóstico precoce de compulsão alimentar e este mesmo depressão. Podendo então, tratar antes mesmo do procedimento. A equipe tem que sempre estar disponível a ajudar o mesmo e ele a ajudar a si.





    COSTA, Anna Christina Charbel; IVO, Maria Lúcia; CANTERO, Wilson de Barros and TOGNINI, João Ricardo Filgueiras. Obesidade em pacientes candidatos a cirurgia bariátrica. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp.55-59. ISSN 1982-0194. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000100009.

    ResponderExcluir
  30. Sabemos que o corpo humano é formado por inúmeros sistemas que se interligam, logo é de suma importância que ao se tratar um paciente o mesmo seja visto como um todo, de forma holística. Cada profissional é responsável por determinado sistema ou área, tendo seus limites que se cruzam com o de um outro especialista. Porém para que haja sucesso no tratamento, não adianta o paciente apenas ser visto por inúmeras especialidades mas sim, que esses profissionais conversem entre sim e juntos, a partir de uma discussão de caso, possam proporcionar o melhor tratamento e acompanhamento possível. Um paciente bariátrico deve ser acompanhado por medico, nutricionista, fisioterapeuta, odontólogos, psicólogos, educador físico, entre outras áreas, uma equipe multidisciplinar trabalhando juntos por um paciente, de forma completa
    Aluna: Camila Cunha Barbosa
    8º turma de Fisioterapia Dermato-Funcional da Unichristus

    ResponderExcluir